A lendária banda brasileira Sepultura anunciou nesta sexta-feira, 08 de dezembro de 2023, uma turnê de despedida após quatro décadas como o maior nome do metal brasileiro. A notícia foi confirmada em coletiva de imprensa realizada em São Paulo, acompanhada pelo Wikimetal.

Em comunicado de imprensa compartilhado nas redes sociais, o momento da banda foi descrito como um falecimento: “O Sepultura vai parar. Vai morrer. Uma morte consciente e planejada”, informaram. Apesar disso, durante a conversa de hoje, o teor foi menos definitivo: “O Sepultura não vai acabar. Ele vai parar, mas o Sepultura não acaba. A gente quer celebrar com os fãs nessa turnê. Acho que não tem um por quê, é um dever cumprido”.

Mais tarde, ao ser questionado se essa é uma tour de despedida do tipo Slayer, sem chances de retorno futuro, ou se seria algo indefinido ao estilo de Ozzy Osbourne, que acumula turnês de despedida sem nunca parar, ou ainda se algo no meio termo, que poderia incluir aparições pontuais do Sepultura, Andreas Kisser não deu uma resposta definitiva. “O futuro está aberto. O lance de ‘acabar’, a gente não precisa definir nada em relação ao futuro. Como eu disse, portas abertas sempre. Daqui a 5 anos, 10 anos, 15 anos, quem sabe o que vai estar acontecendo”.

A turnê já era de conhecimento dos fãs, mas inicialmente como uma comemoração dos 40 anos de trajetória do Sepultura. Segundo a banda, o giro funcionará como uma turnê de aniversário, mas também de despedida. O plano de lançar um álbum ao vivo da turnê de 40 anos da banda continua. O projeto foi anunciado em agosto deste ano, por Andreas Kisser: “Já estamos gravando todos os shows desta turnê. Vamos gravar todos os shows e quando sentirmos que temos o material, vamos lançar algo realmente especial para os fãs”, contou em entrevista ao HeadBangers LifeStyle. Conforme Eloy Casagrande acrescentou na coletiva, o disco é um “projeto ambicioso” que reunirá 40 músicas registradas em 40 cidades diferentes. 

Na coletiva, a banda avaliou que está no melhor momento, com “uma condição fantástica” de respeito e entrosamento interno, mencionando o álbum mais recente, Quadra (2020), como um dos pontos altos da carreira. “A gente sai de cena de uma forma muito tranquila, em paz”, disse Kisser. “A própria carreira do Sepultura teve várias finitudes, ciclos que se fecham e se renovam. Exatamente por isso estamos aqui hoje, tranquilos e serenos”. Em outro momento, o guitarrista enfatizou: “A gente nunca teve medo de desafios. Essa tour de despedida é um grande desafio”.

O vídeo completo da coletiva de imprensa está em transmissão ao vivo nos canais oficiais da banda, veja abaixo.

Turnê de despedida do Sepultura em 2024: datas anunciadas

As primeiras datas da turnê de despedida do Sepultura já foram anunciadas na coletiva de imprensa. Chamada Celebrating Life Through Death (Celebrando a vida através da morte, em português), a tour começa aqui no Brasil, em março de 2024, com oito datas iniciais divulgadas. O primeiro show acontecerá em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais e cidade natal da banda, seguindo para Juiz de Fora (MG), Brasília (DF), Uberlândia (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC). A última data nacionak divulgada nesta primeira leva acontece apenas em setembro, com uma apresentação em São Paulo (SP).

Ao todo, a turnê tem previsão inicial de durar 18 meses. Além das primeiras datas em solo brasileiro, a banda também divulgou shows pela América Latina, com datas na Costa Rica, Colômbia, Peru, Equador, Chile, Argentina e Uruguai durante abril, seguindo mais tarde para Europa entre outubro e novembro do próximo ano, com as bandas Jinjer, Obituary e Jesus Piece como convidados especiais.

A turnê terá produção de 30e e a venda de ingressos terá início na próxima segunda-feira, 11 de dezembro, a partir das 11h da manhã, pelo site da Eventim. Todas as informações com datas, locais, valores e modalidades de ingressos estão detalhados nesta matéria.

Sepultura anuncia primeiras datas da turnê de despedida no Brasil
Sepultura anuncia primeiras datas da turnê de despedida no Brasil. Crédito: Nando Machado

LEIA TAMBÉM:

Tags:
Categorias: Notícias