O lançamento de um novo álbum vem a partir da entrega da banda ao público e foi exatamente isso que aconteceu com o Sepultura. O grupo, assim como muitas bandas ao redor do mundo, foi forçado a ficar longo dos palcos com um álbum recém-lançado. Quadra saiu quando a pandemia havia acabado de ser anunciada, negada a possibilidade de ver a estrada.

Frente a esse cenário, o Sepultura fez o que muitos fizeram: se conectaram nas redes sociais como nunca e criaram laços digitais com os fãs. A interação não foi suficiente e então o grupo criou o SepulQuarta, uma série de lives semanais em que eles recebiam amigos e colegas para um bate-papo e, claro, uma jam session. Agora, o projeto conquista um novo espaço, sendo lançado oficialmente como um álbum da banda em todas as plataformas de streaming e no formato físico.

“Nós quisemos chamar pessoas com as quais já tivéssemos conexões, com quem fizemos turnê ou artistas que admiramos”, conta Derrick Green, vocalista do grupo, em uma declaração divulgada à imprensa.

Das 28 músicas apresentadas na série de vídeos, 15 foram selecionadas para o novo álbum. A tracklist passa por faixas menos frequentes nos setlists dos shows do Sepultura, como “Apes Of God”, “Hatred Aside” e “Slaves of Pain”, mas também pelas composições mais frequentes, como “Ratamahatta”, “Sepulnation” e “Kaiowas”.

“O SepulQuarta foi criado pra não deixar o Quadra morrer e tentando ficar sempre [sic] em contato direto com os fãs”, disse o baixista Paulo Xisto em uma entrevista exclusiva ao Wikimetal. “A banda tem as mídias sociais, os membros da banda têm suas mídias e a gente tenta interagir o máximo possível.”

Além disso, por meio de parcerias com ONGs, a cada semana o Sepultura ajudou na arrecadação de verba para causas distintas. “Foi um trabalho fantástico, a gente cresceu não só como músicos, mas como pessoas”, destaca Andreas Kisser na declaração.

Hoje, 13, o projeto chega em sua forma final, que você pode ouvir logo abaixo, abrindo a porta para novas aventuras do grupo. Com shows marcados a partir de novembro na Europa, o grupo planeja uma bela turnê para, enfim, divulgar o Quadra e mostrar as novas canções de cima do palco.

E o novo projeto do Sepultura? Depois da turnê, claro! “A gente sempre está escrevendo novo material, mas preparar material novo? Não, ainda não, não é a hora”, disse Xisto na entrevista.