Rush anunciou oficialmente nesta segunda-feira, 6, uma turnê de reunião em 2026. Além dos membros fundadores Geddy Lee e Alex Lifeson, a banda anunciou também a nova baterista Anika Nilles.
A turnê comemora o 50º aniversário da banda e será dedicada à memória do falecido baterista Neil Peart. O primeiro acontecerá no dia 7 de junho no Kia Forum, em Los Angeles, e passará pelo México, Texas, Illinois, Nova York, Ontário e Ohio.
Em nota oficial no site do Rush, Geddy Lee comentou sobre a nova formação:
“Já faz mais de 10 anos que Alex e eu tocamos as músicas do Rush ao lado do nosso falecido colega de banda e amigo Neil. Uma vida inteira de músicas nas quais colocamos nossos corações e almas acumulados para escrever, gravar e tocar juntos no palco. E então, depois de tudo o que aconteceu desde o último show, Alex e eu fizemos uma séria busca interior e chegamos à conclusão de que sentimos muita falta disso e que é hora de uma celebração dos 50 e poucos anos da música do Rush. Então, em 2026, meu melhor amigo Lerxst (também conhecido como Alex Lifeson) e eu vamos cair na estrada mais uma vez para prestar homenagem ao nosso passado e ao Neil, tocando uma vasta seleção de músicas do Rush em algumas cidades. Não é uma tarefa fácil, porque, como todos sabemos, Neil era insubstituível”.
Sobre a nova baterista, Geddy Lee acrescentou:
“Mas a vida é cheia de surpresas, e fomos apresentados a outra pessoa extraordinária. Uma baterista e musicista incrível que está acrescentando mais um capítulo à nossa história enquanto continua sua fascinante jornada musical. Seu nome é Anika Nilles e não poderíamos estar mais animados para apresentá-la à nossa leal e dedicada base de fãs do Rush, que, sabemos, lhe dará todas as chances de estar à altura desse papel quase impossível”.
“Antes de subirmos ao palco, também esperamos adicionar mais um ou dois músicos para expandir um pouco o nosso som e dar mais liberdade a mim e ao Alex, para mostrarmos alguns dos nossos novos e sofisticados passos de dança. Lerxst, Anika e eu, juntamente com muitos dos nossos membros de longa data da equipe, temos trabalhado arduamente ensaiando e projetando o tipo de show do Rush que vocês se acostumaram a esperar de nós. Esperamos sinceramente que vocês venham e nos ajudem a celebrar nossa história juntos”, concluiu.
O que a família de Neil Peart diz sobre a volta da banda
Carrie Nuttall-Peart, filha, e Olivia Peart, viúva de Neil Peart comentam sobre a reunião do Rush:
“Estamos felizes em apoiar a turnê Fifty Something, celebrando uma banda cuja música ressoou e inspirou fãs por gerações, e em honrar o legado extraordinário de Neil como baterista e letrista.”
“A musicalidade de Neil era singular. Composições de complexidade e poder que expandiam o que o próprio ritmo podia expressar. Como baterista e letrista, ele era insubstituível. Inimitável em sua arte e incomparável na profundidade e imaginação que trazia às letras que inspiraram e comoveram tantas pessoas. Ele moldou profundamente a forma como os fãs se conectavam com ele e com a banda, dando voz e significado às suas próprias vidas. A banda entra neste novo capítulo, que promete ser verdadeiramente inesquecível. Estamos ansiosos para ver como sua nova visão se desenrola e para ouvir esta música lendária tocada ao vivo mais uma vez.
Anika Nilles, 42 anos, é uma baterista e compositora alemã de jazz/fusion/prog, ex-baterista de Jeff Beck, que começou sua carreira no YouTube na década de 2010. Além de musicista, Nilles também dá aulas de bateria, inclusive na Drumeo.
LEIA TAMBÉM: Alex Lifeson ainda toca com Geddy Lee, mas não deseja reunião do Rush
