Roy Thomas Baker, produtor musical inglês conhecido por trabalhar com grandes nomes da música, morre aos 78 anos. A notícia foi divulgada pela assessoria no dia 22 de abril, porém, Baker faleceu em sua casa em Lake Havasu City, Arizona, 12 de abril, conforme informado pelos familiares.

Baker iniciou sua carreira trabalhando na Deca Studios em Londres quando ainda tinha 14 anos, virando engenheiro de som posteriormente no Trident Studios. Suas contribuições começaram com artistas como: Rolling Stones, The Who, David Bowie e outros.

Em 1973 ele iniciou uma parceria com o Queen, parceria esta que resultou em um de seus grandes destaques; “Bohemian Rhapsody”.

Sobre o clássico, Thomas declarou em uma entrevista em 1999 para a Mix Magazine: “‘Bohemian Rhapsody’ era totalmente insana, mas nós curtimos cada minuto. Era basicamente uma piada, mas uma piada de sucesso.”

Roy Thomas Baker e suas colaborações 

Baker fez produções significativas com grandes nomes no mundo da música. No final da década de 1970 podemos listar: dois álbuns do Journey e Cars e Head games do Foreigner.

No início de 1980 ele se manteve em produção com Alice Cooper, Cheap Trick, Mötley Crüe e Ozzy Osbourne. Trabalhando na gravadora Elektra Records, foi contribuinte pela contratação do Metallica, Simply Red e 10.000 Maniacs

Nas próximas décadas suas produções foram nos discos do The Darkness, Smashing Pumpkins e outras bandas. Seu último trabalho creditado foi no álbum da banda Yes, Heaven & Earth, de 2014.

LEIA TAMBÉM: Marilyn Manson lança versão de “In The Air Tonight”, do Phill Collins

Categorias: Notícias

Jornalista, fotógrafa de shows e apreciadora de toda forma de arte. Apaixonada por metal e cinema, exploro as subculturas e escrevo sobre música com a mesma intensidade que sonho em viajar pelo mundo. Do emo ao extremo em menos de 1 minuto.