Roger Waters lançou no último sábado, 29 de novembro, o novo single “Sumud”, título árabe que significa “perseverança firme” ou “resistência inabalável”.
A canção, que reafirma seu histórico de engajamento político e denúncia social, criticando oligarquias e injustiças globais, nomeia diversas ativistas e vítimas da repressão como Shireen Abu Akleh, Rachel Corrie e Anne Frank. Entre elas, a brasileira Marielle Franco.
Socióloga e vereadora do Rio de Janeiro assassinada a tiros em 2018, Marielle é celebrada como símbolo de luta e resistência. No trecho que cita Marielle, Roger canta: “Lembro-me bem de você / De onde você ficou, de onde você caiu / Você foi brutalmente assassinada / Mas seu espírito permanece.” [via TMDQA!]
Não é a primeira vez que Waters presta tributo a Marielle. Em 2018, durante show no Rio de Janeiro, ele vestiu camiseta com a frase “lute como Marielle Franco” e convidou ao palco sua família, a viúva, a filha e a irmã da ativista, em homenagem pública à sua trajetória e legado.
O nome de Marielle também voltou a aparecer em 2023, quando Waters recebeu uma honraria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Ele ergueu uma placa com os dizeres da homenagem e, desde então, passou a exibir seu nome em telões durante apresentações da turnê mundial.
LEIA TAMBÉM: Loja oficial de Ozzy Osbourne lança camiseta provocativa contra Roger Waters
