O guitarrista do Rammstein, Richard Z. Kruspe, abordou o perfil comercial cada vez menor do rock e as vendas cada vez menores de álbuns, dizendo que “a rebelião no rock está meio que acabada”.

Nos últimos anos, o hip-hop ultrapassou o rock como o gênero mais popular nos EUA, aparecendo consistentemente no topo como o maior em termos de consumo total, que inclui vendas de CDs físicos e números de streaming equivalentes a álbuns.

Kruspe, que está promovendo o novo álbum de seu projeto Emigrate, falou sobre o declínio da popularidade do rock em uma nova entrevista com Summa Inferno

O guitarrista diz que além do rock, a música de forma geral costumava ter uma “missão”. “O rock costumava ser a música que nós usaríamos para nos rebelar contra nossos pais. Lembro-me de quando era pequeno, tocava rock e meus pais chegavam e diziam: ‘Você pode abaixar?’. Hoje em dia, quando meus filhos tocam rock, eu chego e digo: ‘Você pode aumentar o volume?’ A rebelião no rock acabou”, disse. 

“É por isso que acho que a rebelião hoje em dia está mais nas letras. É por isso que acho o hip-hop tão popular: porque a geração jovem precisa se rebelar. Mas isso também vai acabar, e a próxima geração vai passar para outra coisa. Não sei se o rock vai voltar, mas no momento, obviamente, mudou e não é uma prioridade alta no mundo da música”, completou.

Kruspe também lamentou a falta de novas bandas de rock capazes de liderar festivais no futuro. “[Bandas como Rammstein e Metallica] são todas como dinossauros. Quero dizer, pense a respeito. Todos aqueles bandos de dinossauros, eles são antigos”, afirmou. 

“Somos velhos [em comparação]. A geração mais jovem, talvez também esteja ouvindo rock, mas também se interessa por outros tipos de música. E o outro problema é que essas grandes bandas não são que vem depois. Sempre falo sobre essas bandas de estádio. Está quase no fim. Qual é a última banda de estádio, você conhece? Talvez Muse tenha sido a última. Estou falando de bandas de estádio enormes que podem tocar em um estádio. Estão diminuindo e cada vez menos, e certamente eles morrerão”.

O quarto LP do Emigrate, The Persistence Of Memory, foi lançado em 5 de novembro.

Um ano e meio atrás, Rammstein adiou sua turnê de estádio em 2020 na América do Norte devido a pandemia de Covid-19. Foi adiada para o meio de 2021 antes de ser adiada mais uma vez, desta vez para o meio de 2022.

Tags:
Categorias: Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *