Ace Frehley, ex-guitarrista e membro fundador do KISS, morreu na última quinta-feira, 16 de outubro, aos 74 anos. A causa exata da morte não foi revelada, mas um comunicado nas redes sociais do músico, postado nesta sexta-feira, 17, informa que Ace morreu após uma queda no estúdio, em sua casa.
Na época com 65 anos, eterno Spaceman estava em turnê com Origins, Vol. 1, álbum de regravações de clássicos do rock, como Cream, Thin Lizzy, Free e outros, incluindo três faixas do grupo que o consagrou. Suas participações no Brasil ganharam significado especial, sendo sua primeira e única passagem solo pelo país, em maio de 2017, com única apresentação em São Paulo, no Tom Brasil, na zona sul da cidade.
Ace garantiu que a passagem pelo Brasil seria memorável para os fãs. “Sinto como se esta fosse e a primeira vez. Este será um show diferente daqueles que eu venho fazendo nos Estados Unidos. Ele terá um outro setlist e várias surpresas. Vou trazer minhas guitarras cheias de efeitos” [via Rolling Stone]. Sua estreia marcou um momento único para os fãs de KISS, que puderam conferir sucessos da banda, como também os clássicos da carreira solo.
Presente no show, o redator Roberto Capisano Filho comentou em resenha ao Combate Rock: “O eterno Spaceman deu seu recado com talento e fez jus à reverência que o público tem para com ele. Ace é o músico que os fãs mais lamentam ter saído do Kiss; poder vê-lo ao vivo é daquelas coisas que, como se diz por aí, não têm preço”.
“Ace colocou sua impressão digital nas músicas do Kiss de tal forma que elas sempre soarão mais verdadeiras quando executadas por suas mãos. Além de “Parasite”, “Love Gun”, “Shock Me”, “Cold Gin”, “Strange Ways”, “Detroit Rock City” e “Deuce” – todas no repertório do show – provam isso. O que importa é que durante aproximadamente uma hora e 40 minutos o público vibrou com cada palhetada do ídolo. Ace mostrou estar bem, fez um show em que foi honesto consigo mesmo, com sua história, com o rock and roll e honrou a veneração dos fãs”, concluiu.
Porém, a passagem também foi marcada por comentários negativos, como observou Marcelo Vieira, em resenha à Revista Rock Brigade: “O problema é que Ace nunca foi aquela Coca-Cola toda. Nem quando o KISS ocupava o posto de maior banda do mundo. Ele sempre foi tímido no palco, sempre comeu notas nos solos, sempre ficou à sombra de seus patrões. […] Ace Frehley tem cadeira cativa em nossos corações, e qual a melhor maneira de demonstrar isso se não o fazendo se sentir em casa, apesar de sua indiferença para com os anfitriões? Obviamente, não faltou o “olê olê olê, eicê eicê”, prova cabal de que o melhor do Brasil é o brasileiro. Objetivo alto, expectativa baixa. Obrigado, Ace, pelo melhor show ruim da minha vida”.
Confira o setlist, segundo o Setlist.fm:
01. Rip It Out
02. Toys
03. Parasite (Kiss)
04. Snowblind
05. Love Gun (Kiss)
06. Rocket Ride
07. Rock Soldiers
08. Strange Ways (Kiss)
09. New York Groove
10. 2 Young 2 Die
11. Shock Me (Kiss)
12. Cold Gin (Kiss)
13. Detroit Rock City (Kiss)
14. Deuce (Kiss)
Único show com KISS no Brasil
O momento mais emblemático foi sua única participação com o KISS no Brasil, em 1999, na turnê Psycho Circus, que marcou o retorno da formação clássica, com Paul Stanley, Gene Simmons, Ace Frehley e Peter Criss. Juntos, tocaram dia 5 de abril em Porto Alegre, no Hipódromo do Cristal, e em 17 de abril, em São Paulo, no Autódromo de Interlagos – este último reuniu cerca de 45 mil pessoas.
Marcada luzes e efeitos visuais, com óculos 3-D distribuídos à plateia, a apresentação, sem dúvidas, ficou marcada na memória de todo fã de rock que pode estar presente.
Na época, o jornal Redação do Grande ABC citou que Ace Frehley tem “voz limitadíssima e pouco vocabulário para atuar como front man”, e que “na noite de sábado, houve problemas com a amplificaçao da voz de Frehley, mas ele realmente tem pouco a mostrar, assim como o Batfino Gene Simmons, que é mais um logotipo do que um músico”.
“Nao se sabe se por populismo ou por genuíno reconhecimento (já que Sao Paulo tem uma legiao respeitável de kissmaníacos), Paul Stanley fez especial reverência à cidade. ‘Nós estivemos em Porto Alegre, mas essa noite você sao o número 1’, berrou. ‘Vocês sao os melhores, vocês terão o melhor'”, concluiu o jornal.
Confira o setlist, segundo o Setlist.fm:
01. Psycho Circus
02. Shout It Out Loud
03. Deuce
04. Do You Love Me?
05. Firehouse
06. Shock Me
07. Let Me Go Rock ‘N’ Roll
08. Calling Dr. Love
09. Into The Void
10. Ace Frehley Solo
11. King Of The Night Time World
12. Gene Simmons Solo
13. God Of Thunder
14. Within
15. Peter Criss Solo
16. I Was Made For Loving You
17. Love Gun
18. 100,000 Years
19. Rock and Roll All Nite
20. Beth
21. Detroit Rock City
22. Paul Stanley Solo
23. Black Diamond
LEIA TAMBÉM: Gene Simmons abre portas para participação de Ace Frehley e Peter Criss em evento do KISS
