A aguardada turnê de reunião do Rage Against The Machine pode não seguir em frente após o cancelamento das datas previstas para 2023, motivado por uma lesão grave do vocalista Zac de La Rocha. Segundo Tom Morello, o futuro desses shows ainda é incerto.

A banda retornou aos palcos em 2022 após mais de uma década sem apresentações em conjunto. Depois de adiamentos devido à pandemia, a turnê de reunião da banda durou de julho à agosto daquele ano, quando Zac de La Rocha divulgou uma nota para explicar a impossibilidade de seguir com a agenda após lesionar o tendão de Aquiles. 

Em recente entrevista à Rolling Stone (via Loudwire), o guitarrista Tom Morello falou sobre o fato do colega ter se machucado logo no segundo show da turnê. “Bem, a ironia é que eu tinha acabado de me recuperar de uma ruptura no tendão de Aquiles. Estava ensaiando de muletas. [Quando ele se machucou], eu reconheci pelo jeito de andar. Mas Zack resistiu naquela noite. E nos 17 shows seguintes, ele foi mais atraente como frontman sentado em uma caixa no meio do palco do que 99% dos frontmen da história de todos os tempos”, disse. 

Morello contou que não lembra de nenhuma conversa sobre adiar os shows de cara. “Eu só queria ter certeza de que ele estava bem. Não sabíamos o que era. Eu não queria diagnosticar isso. Mas eu tinha acabado de passar por isso. Eu estava familiarizado com a gravidade da lesão. Fiquei muito orgulhoso dele por ter seguido em frente e completado a etapa da turnê”, continuou. 

Por toda a duração dos shows, Zac de La Rocha se apresentou sentado, mas foi necessário cancelar as datas remanescentes por ordens médicas. “Não sei todos os detalhes, mas há perigos quando se viaja de avião. Existe o perigo de coágulos sanguíneos e tudo mais. Não é o melhor cuidado estar na estrada com um tendão de Aquiles recém rompido”, explicou Morello.

Questionado finalmente sobre o futuro da turnê assim que Zac se recuperar, a resposta de Morello foi vaga. “Veremos. Se houver mais shows, anunciaremos como uma banda. Não sei. Eu sei tanto quanto você, honestamente. Agora estamos em um momento de cura. Estou em um momento de fazer música e um monte de coisas”, disse apenas. “Quando houver novidades, elas virão de um comunicado coletivo da banda. Não há notícias”. 

LEIA TAMBÉM:Menina de 9 anos detona tocando Rage Against The Machine no baixo; assista

Categorias: Notícias