O Queensrÿche é uma banda de metal progressivo formada em Seattle, nos EUA, em 1982. O grupo se originou quando os guitarristas Chris DeGarmo e Michael Wilton e o baixista Eddie Jackson se uniram ao baterista Scott Rockenfield e recrutaram o vocalista Geoff Tate para tocar covers de clássicos de metal. A banda, então batizada de The Mob, gravou uma demo em 81 e fechou contrato com a gravadora Easy Street Record.

Forçada a mudar seu nome, o grupo decidiu batizar a banda com uma adaptação do nome da primeira faixa de seu EP de estreia, Queen Of The Reich. A demo da banda foi lançada como o primeiro EP do Queensrÿche em 1983 e foi muito bem recebido pela crítica. O trabalho também teve um grande número de vendas para um lançamento independente. A banda assinou então com a EMI e passou a fazer turnês com Quiet Riot e Twisted Sister.

Em 1984 o Queensrÿche lançou o seu álbum de estreia, The Warning, que assim como seu sucessor Rage For Order (1986), teve um sucesso comercial moderado. Em 1988 o Queensrÿche lançou o álbum conceitual Operation: Mindcrime e em 1990 o Empire. Ambos álbuns levaram a banda ao auge de sua carreira.

Em 1998 DeGarmo anunciou a sua saída da banda, para perseguir outros interesses. O guitarrista se tornou um piloto profissional e até hoje tem pouco envolvimento com música. Em seu lugar entrou o guitarrista Kelly Gray, membro da antiga banda de Tate, Myth. Gray, no entanto, ficou apenas até 2002 quando foi demitido por “hábitos abusivos” e foi substituido por Mike Stone. A estreia do novo guitarrista ocorreu no álbum Operation: Mindcrime II (2006), uma sequência do álbum de 98. Stone saiu da banda em 2009 sendo substituido por Parker Lundgren.

Em 2011 o Queensrÿche lançou o seu último álbum com Geoff Tate, Dedicated To Chaos. Durante a turnê de 2012 os instrumentistas do Queensrÿche passaram a demitir membros da família de Tate que faziam parte da equipe da banda. No show em São Paulo em Abril de 2012 Tate brigou com os outros integrantes e em Junho o vocalista foi demitido. Geoff Tate formou uma nova banda, batizada também como Queensrÿche e seus antigos colegas continuaram usando o mesmo nome, com Todd La Torre nos vocais.

Em Abril de 2014, o Queensrÿche anunciou o acordo final da batalha pelo nome da banda, determinando que os músicos originais Michael Wilton, Eddie Jackson e Scott Rockenfield, e novos membros Todd LaTorre e Parker Lundgren tem o direito exclusivo do nome “Queensrÿche”. Geoff Tate manteve exclusividade de performance e gravação das músicas de Operation: Mindcrime e Operation: Mindcrime II e ainda batizou sua nova banda com o nome do álbum.

O Queensÿche lançou 12 álbuns de estúdio e vendeu mais de 20 milhões de álbuns pelo mundo, além de ter sido indicado a três Grammys.

Confira tudo que já publicamos sobre o Queensÿche aqui.

Categorias: Everything