A Polícia Civil de São Paulo deflagrou nesta quinta-feira, 15, uma operação contra a venda de ingressos falsos para os shows do Iron Maiden na cidade. A banda britânica se apresenta no Allianz Parque nos dias 25 e 27 de outubro com a Run For Your Lives Tour.
Apelidada de “Fear of the Pix”, que faz alusão ao hit “Fear of the Dark”, a ação cumpriu mandados em São Paulo e Guarulhos. De acordo com as autoridades, o esquema clonava o site oficial da Livepass, empresa responsável pelas vendas, e exigia o pagamento imediato via transferência bancária. [via g1].
Durante as buscas, conduzidas pelo 42º DP (Parque São Lucas), agentes apreenderam bens de luxo adquiridos com o lucro da fraude, incluindo um Porsche, uma BMW e 13 relógios de luxo. Também foram encontrados seis computadores e R$ 11 mil em espécie [via Rolling Stone Brasil].
As investigações tiveram início em dezembro, logo após o início das vendas. Na ocasião, uma vitima registrou queixa alegando ter pago R$690 via Pix num ingresso jamais recebido. Ao entrar em contato com a tiqueteira oficial, descobriu que havia realizado a compra em um site falso. A polícia estima que mais de 600 pessoas caíram no golpe.
Para atrair as vítimas, a quadrilha investia em anúncios patrocinados para ficar em destaque no Google. Outra estratégia era apostar na desatenção com a URL. Enquanto o site oficial da termina em “.com.br”, o endereço falso exibia o domínio com a extensão invertida.
O meio oficial para a compra de ingressos para os shows do Iron Maiden é pela Livepass ou em canais da produtora Move Concerts.
LEIA TAMBÉM: A música que Steve Harris quer colocar no repertório do Iron Maiden
