No último dia 7 de março, uma das jornalistas da nossa equipe foi a trabalho assistir ao show do Mötley Crüe e Def Leppard no Allianz Park em São Paulo. No dia seguinte, como de praxe, nossa colaboradora escreveu seu texto e publicou no portal e nas redes sociais do Wikimetal.

Na matéria e em suas redes pessoais, a jornalista faz diversos elogios aos dois shows e uma crítica ao comportamento machista da banda Mötley Crüe, característica presente nos shows e nas letras do grupo desde os anos 80.

A simples opinião gerou uma reação desmedida, descontrolada e absurda de algumas pessoas, tanto nos canais pessoais da jornalista como nas redes sociais do portal. Alguns fãs da banda, ressentidos com o texto, iniciaram uma série de ataques extremamente agressivos, vulgares, grosseiros e covardes à nossa funcionária.

Nós, como fundadores do portal Wikimetal, vimos aqui a público, divulgar essa nota de repúdio absoluto a qualquer ataque machista, misógino e agressivo a uma profissional que estava cumprindo o seu ofício de forma honesta e competente.

O Brasil é um dos países mais violentos do mundo em relação a jornalistas e a mulheres. O machismo estrutural presente na nossa sociedade faz com que mulheres sejam assassinadas e violentadas diariamente no nosso país. Comentários preconceituosos e ameaças não são brincadeira, esse tipo de conduta criminosa não faz parte do repertório da maioria dos fãs de rock e de metal. Esse tipo de ataque covarde não é piada, não faz (e nunca fez) parte do comportamento da grande maioria do público do Wikimetal.

A comunidade do rock, da qual fazemos parte há mais de 40 anos, é pacífica e tolerante, e quem pensa diferente está no lugar errado e ouvindo o tipo de música errada. Não vamos aceitar esse tipo de ataque covarde a qualquer pessoa, principalmente a uma mulher, uma colega, uma profissional da nossa equipe.

Para encerrar essa nota (e esse assunto), você não é obrigado a gostar, a concordar ou a compartilhar da mesma opinião do portal ou da jornalista, mas você é, sim, obrigado a respeitar as pessoas e principalmente as mulheres, independente da opinião que elas tenham sobre a sua banda preferida. A postura covarde dos que estão atacando nossa colega não será tolerada.

Temos na nossa redação uma maioria de jovens jornalistas e mulheres, motivo de muito orgulho para nós. Temos um ambiente saudável, certificado pelo Great Place To Work, e de extremo respeito e apoio entre todos da equipe. Continuaremos postando críticas, textos opinativos, e fazendo nossas coberturas normalmente e não nos calaremos em situações de injustiça e abuso, principalmente em relação aos membros do nosso time.

Discordância de ideias, argumentações e discussões sempre foram estimuladas nos mais de 12 anos de história do Wikimetal, seja no nosso portal, no podcast ou nas redes socias. Nossa redação adora debater ideias, conceitos e muitas vezes não concordamos nem mesmo entre a gente.

E dessa discordância sempre aprendemos coisas, ouvindo os pontos de vistas diferentes. Não tem problema nenhum em divergir opiniões, ainda mais em um tema tão apaixonante pra nós como o rock e o heavy metal. Porém, ataques covardes com derramamento de ódio não serão tolerados e serão denunciados às respectivas plataformas e autoridades para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Assinado: Nando Machado e Daniel Dystyler, fundadores do Wikimetal

Categorias: Notícias Opinião