Há exatos 30 anos, mais especificamente no dia 17 de agosto de 1991, o Nirvana se reunia no GMT Studios em Culver City, na Califórnia, para a gravação do clipe de “Smells Like Teen Spirit”, o primeiro single do álbum Nevermind.

A direção do hoje icônico clipe ficou por conta de Samuel Bayer, que comandou a produção com orçamento entre 30 e 50 mil dólares e inspirada nos filmes A um Passo do Abismo (Over the Edge), de Jonathan Kaplan, e Rock ‘n’ Roll High School, de Allan Arkush, ambos de 1979, e que apresentam um show escolar anárquico.

O vídeo retrata o Nirvana tocando em um ginásio do ensino médio para uma plateia de estudantes apáticos nas arquibancadas. O descontentamento registrado nas cenas foi totalmente verdadeiro, já que os figurantes foram forçados a ficar horas e horas assistindo a banda tocar a mesma música em ambiente fechado.

Ao ser lançado na MTV americana, o clipe de “Smells Like Teen Spirit” virou febre e foi um dos primeiros da emissora musical americana a se tornar referência para toda uma geração. Relembre o clipe logo abaixo.

LEIA TAMBÉM: Foo Fighters e Nirvana entram no Top 20 de discos de vinil mais vendidos no Reino Unido

Tags:
Categorias: Notícias