2021 já começou com os dois pés na porta: o baixista do Nightwish, Marko Hietala, compartilhou em suas redes sociais uma carta pública em que pede demissão da banda, que faz parte desde 2001, e também anuncia seu afastamento da vida pública. Leia o texto publicado pelo artista abaixo:

“Renúncia.

Queridas pessoas. Eu estou deixando o Nightwish e minha vida pública.

Por alguns anos agora, eu estive incapacitado de me sentir satisfeito com esta vida. Nós temos grandes armas apontadas pelas empresas de streaming, que demandam um grande comprometimento dos artistas e não compartilham os lucros de maneira justa. O mesmo entre artistas. Nós somos a república da banana da indústria da música. Os maiores promoters de turnês também tiram porcentagens do nosso merchandising, enquanto estão pagando dividendos para o Oriente Médio. Aparentemente, algumas teocracias podem tirar dinheiro da música se eles querem que você seja decapitado ou preso, sem parecer hipócrita. Apenas alguns exemplos aqui.

Ano passado, eu tive que ficar em casa e pensar. E eu estava muito decepcionado com essas e outras tantas coisas. Eu descobri que eu precisava dessa melhora. Para mim compor, cantar e tocar, eu preciso achar algumas novas razões e inspirações. ‘Meu Walden’, por assim falar [Referência a autobiografia de Henry David Theorau, Life In The Woods, uma obra que celebra a independência pessoal]. E também está escrito no meu livro [Stainless?] que eu tenho depressão crônica. Se eu continuar a viver assim, vai ser perigoso para mim e as pessoas perto de mim. Algum tempo atrás, eu tive pensamentos obscuros. Não se preocupem, eu estou bem agora, eu tenho minhas duas crianças, uma esposa, o resto da família, amigos, um cachorro e muito amor.

Eu não acho que nunca mais vou voltar.

Conspiração é a palavra do dia. Para as pessoas que gostam dela, eu tenho que dizer que meu aniversário de 55 anos é agora, no dia 14 de janeiro, e eu definitivamente encontrei meu momento agora. Culpar Toumas [Holopainen], por exemplo, é um insulto, ambos para ele e para a minha liberdade de pensar. Essa é uma coisa triste para todos nós, também. Sejam cuidadosos, por favor.

Mas é claro que todos nós vamos saber agora. Se alguns fizeram algo de propósito.

Existem aglumas coisas que eu já concordei que farei em 2021. Acrescentando, eu peço gentilmente à vocês e com respeito da imprensa, bandas, projetos de artistas etc, não me peçam nada (até) ano que vem. Eu tenho que me reinventar. Eu espero conseguir falar sobre isso em 2022, mas não é uma promessa. Eu peço desculpas por tudo isso.

Marko Hietala.

PS.: Tony Iommi é uma exceção do “sem contato de qualquer tipo”. O herói da (minha) infância tem prioridade.”

Categorias: Notícias