Após o Metallica relançar o álbum Load (1996) em uma versão deluxe remasterizada, James Hetfield (vocalista), Lars Ulrich (baterista) e Kirk Hammett (guitarrista) revelaram detalhes sobre os bastidores da produção do disco. Durante participação em um especial produzido pela Q Prime e MX2 Media [via Loudwire], o frontman da banda contou que uma das músicas da obra foi composta como uma resposta direta a “Enter Sandman”, um dos maiores sucessos do grupo.
“‘King Nothing’ foi meio que uma resposta a ‘Sandman’, na verdade. E, obviamente, no final da música, há aquele trecho ‘off to never, neverland’, uma referência direta”, revelou Hetfield. O vocalista afirmou que, após notarem a forte conexão que os fãs tiveram com “Enter Sandman”, a banda decidiu por fazer uma música seguindo uma atmosfera semelhante:
“Acho que a gente estava tentando acompanhar o fato de que ‘Sandman’ era uma música incrível, que as pessoas realmente se conectaram. Então, fazia sentido escrever uma música naquele mesmo andamento, naquele mesmo clima, com aquela mesma pegada.”
James Hetfield comenta influência de Chris Cornell e Soundgarden nas composições do Metallica
Durante a conversa, Hetfield também elogiou as composições do Soundgarden, que serviram de inspiração para o Metallica. Além disso, destacou a potência da voz do saudoso Chris Cornell:
“O que a gente aprendeu com o Soundgarden, sobre uma maneira diferente de compor, foi tocar um riff durante toda a música e deixar o vocalista viajar por cima dele. Mas, pra isso funcionar, você precisa ter um cantor realmente bom (risos), como o Chris [Cornell]. Isso era algo muito, muito interessante pra nós. ‘King Nothing’ faz sentido nesse contexto, porque foi uma das primeiras músicas que fizemos logo depois do Black Album, e realmente é uma homenagem a ‘Sandman’.”
LEIA TAMBÉM: Dave Mustaine sobre Metallica: “Escrevi muitas das músicas que os fizeram famosos”
