O Tomorrowland, um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo, enfrentou um desafio inesperado poucos dias antes da abertura oficial: um incêndio de grandes proporções destruiu o palco principal, na Bélgica.

No entanto, a lendária banda de thrash metal, Metallica, entrou em cena de forma surpreendente. A banda emprestou partes de seu palco da turnê M72 World Tour, armazenadas na Áustria, para salvar o festival.

Graças a uma grande operação logística, os equipamentos foram transportados por via aérea e instalados em tempo recorde. O público elogiou o novo palco, que embora menor que o original, tem visual moderno, acústica de alto nível e uma enorme tela de LED.

A estreia do novo palco ficou a cargo de DJs como Martin Garrix, Axwell e Meduza, que agitaram o público.

Garrix chegou a agradecer publicamente ao Metallica, e aproveitou para destacar que o gesto da banda manteve vivo o espírito do festival. Segundo o DJ, o novo palco trouxe uma energia mais próxima entre artistas e fãs, considerando uma grande melhoria (via Ultimate Classic Rock).

Após a montagem do palco, o público presente reagiu positivamente à mudança. Muitos elogiaram o fato de que, com um palco mais funcional, o foco voltou a ser a música, e não apenas os efeitos visuais (via Nationwide News).

Laudos apontam que a causa do incêndio pode ter sido pirotecnia e sistemas de iluminação

As causas do incêndio ainda estão sob investigação, mas há indícios de que materiais inflamáveis como madeira e poliuretano aceleraram a propagação do fogo.

O incêndio que destruiu o palco principal do Tomorrowland 2025 teve início durante testes técnicos realizados na véspera da abertura oficial do festival, segundo informações da Euronews.

Relatos preliminares apontam que o fogo começou durante um ensaio com equipamentos de pirotecnia e iluminação, em um momento em que o local estava fechado ao público.

Embora ninguém tenha se ferido, o incêndio consumiu rapidamente grande parte da estrutura, construída com materiais cenográficos inflamáveis. A resposta rápida da equipe de produção e dos bombeiros impediu que o fogo se alastrasse para outras áreas do festival.

Por isso, especialistas já discutem mudanças nos padrões de construção dos palcos para garantir mais segurança em eventos de grande porte.

LEIA TAMBÉM: Metallica toma medida contra exército dos Estados Unidos

Tags:
Categorias: Notícias

Paraense em terras paulistas apaixonada por heavy metal desde pequena, em especial thrash, death e power metal. Influenciada pelo gosto musical do pai, adora estudar música e arrisca dizer que aprende piano. Além de advogada e pesquisadora que atua no ramo tributário, trabalha, feliz da vida, com a Wikimetal desde setembro de 2024.