Há exatos 30 anos, em 12 de agosto de 1991, o Metallica lançava o quinto álbum de estúdio da carreira, e talvez o mais icônico deles, o Black Album. A gravação aconteceu entre outubro de 1990 e junho do ano seguinte no One on One Studios com o produtor Bob Rock, marcando o primeiro trabalho dele com o grupo.

Black Album deu vida aos maiores hits do Metallica como “Enter Sandman”, “The Unforgiven”, “Nothing Else Matters”, “Wherever I May Roam” e “Sad but True”. A recepção do disco foi impecável e a banda bateu recordes de venda. Não à toa, no marco de 30 anos de vida do álbum, o grupo planejou uma celebração e tanto.

Ainda sem data de lançamento, o grupo irá estrear um podcast especial para contar histórias sobre o Black Album. O programa terá oito episódios e deve sair em breve. Além disso, o grupo anunciou uma colaboração com a marca Vans para um tênis especial e um livro inédito com fotos e curiosidades sobre o Black Album.

A banda não parou por aí! O Metallica ainda anunciou o lançamento de uma versão remasterizada do Black Album para o dia 10 de setembro, que chegará junto a um álbum tributo The Metallica Blacklist. Mais de 50 artistas irão interpretar as canções do trabalho, cada um contribuindo com sua releitura única.

The Metallica Blacklist reúne 53 cantores, artistas country, eletrônicos e hip-hop compartilhando seu amor por essas músicas ao lado de punk rockers, indies, ícones do rock, metal, world music e mais.

O 30º aniversário do Black Album também contará com versões alternativas, demos e gravações ao vivo das canções do disco. O projeto ainda terá sua receita de cada venda, download ou stream será dividida igualmente entre as instituições de caridade da escolha do artista e para a All Within My Hands Foundation, do Metallica.

Aqui, separamos todos os lançamentos que já aconteceram até o momento. A lista será atualizada conforme a banda lançar novidades do The Metallica Blacklist, então fica ligado! Para conferir as versões que farão parte do Black Album Remastered clique aqui!

Miley Cyrus, Elton John, WATT, Yo-Yo Ma e Chad Smith em “Nothing Else Matters” com participação de Robert Trujillo

Juanes em “Enter Sandman”

St. Vincent em “Sad But True”

Jason Isbell and The 400 Unit em “Sad But True”

Sam Fender em “Sad But True (Live)”

OFF! em “Holier Than Thou”

Biffy Clyro em “Holier Than Thou”

Ha*Ash em “The Unforgiven”

Diet Cig em “The Unforgiven”

Vishal Dadlani, DIVINE, Shor Police em “The Unforgiven”

J Balvin em “Wherever I May Roam”

Jon Pardi em “Wherever I May Roam”

Volbeat em “Don’t Tread on Me”

SebastiAn em “Don’t Tread on Me”

Tomi Owó em “Through The Never”

Weezer em “Enter Sandman”

Phoebe Bridgers em “Nothing Else Matters”

Chris Stapleton em “Nothing Else Matters”

Royal Blood em “Sad But True”

Kamasi Washington em “My Friend of Misery”

Categorias: Listas Notícias