Texto por Daniel Dystyler e Erica Roumieh

Com a chegada de 2020, a década está oficialmente encerrada. Esses dez anos passaram rápido e com todos envoltos em suas vidas, é fácil esquecer de lançamentos que aconteceram nesse período.

Dos clássicos dos anos 70, 80 e 90, claro que nos lembramos rapidamente, mas os fãs de música podem ser um pouco injustos com os trabalhos recentes de suas bandas e principalmente de artistas mais novos.

Com isso em mente, a redação do Wikimetal reuniu os melhores discos da última década para você, nosso leitor, celebrar o bom e velho rock and roll em sua atual forma. Na lista trazemos lançamentos de bandas clássicas que são impossíveis de serem deixadas de lado, mas também lembramos de artistas novos que conquistaram os ouvidos e corações da redação.

Para uma experiência completa, montamos uma playlist – Spotify e Deezer – com algumas das músicas dos álbuns escolhidos. Então vamos lá:

20. Anthrax – Worship Music (2011)

O décimo álbum de estúdio do Anthrax é o 1o. após o retorno do lendário vocalista Joey Belladonna. O processo de criação começou em 2008 e durou mais de 3 anos. O álbum chegou em #12 nas paradas americanas, a melhor posição desde o Sound Of White Noise de 1993.

19. Kiss – Monster (2012)

Monster é o vigésimo álbum de estúdio do Kiss que chegou em #3 na Billboard 200. O disco foi produzido pelo próprio Paul Stanley e por Greg Collins, que já havia produzido o álbum anterior, Sonic Boom.

18. Mastodon – Once More ‘Round The Sun (2014)

Once More ‘Round The Sun é o sexto álbum da banda e chegou em #6 nas paradas americanas. Aqui, o grupo se mostra mais maduro e consciente de seu som pesado, alternativo e poderoso.

17. Graveyard – Peace (2018)

Hard rock vindo diretamente da Suécia feito com excelência. No 5º disco de estúdio o Graveyard explora o dinamismo do garage rock com psicodelia com influências diversas indo de Thin Lizzy a Frank Zappa. Pesada, suja e forte, a produção do disco vem carregada do som dos anos 60 com um ar de novo.

16. Tool – Fear Inoculum (2019)

Longos 13 anos foram esses que separaram os fãs de Tool de um lançamento da banda e a espera valeu a pena. O rock progressivo do grupo é dissecado em 80 minutos. Cada canção traz uma faceta de Maynard James Keenan e juntas funcionam perfeitamente – uma missão difícil para um artista plural como ele.

15. Baroness – Gold & Grey (2019)

Baroness - Gold and Grey

É difícil ouvir um disco do Baroness e tentar dissecá-lo. Suas diversas camadas são o grande apelo no som dos caras, mas dificulta a tentativa de rotulá-los. Talvez seja exatamente essa a intenção do grupo, afinal eles arriscam o DYI (do it yourself ou faça você mesmo) no metal. Gold & Grey é uma metamorfose constante.

14.Behemoth – The Satanist (2014)

A banda de death metal lançou em 2014 seu 10º álbum de estúdio e é a definição literal de “dar o sangue” ao trabalho. The Satanist traz em sua capa original o próprio sangue do vocalista Nergal – que trabalhou no álbum após uma difícil luta contra uma leucemia – e carrega letras emocional e artisticamente dolorosas. Behemoth enfrentou a morte e a superou de forma majestosa.

13. Stone Sour – Hydrograd (2017)

Alerta de spoiler: essa lista não inclui Slipknot. Porém, Corey Taylor não ficou de fora. Além dos trabalhos com o Slipknot, o cantor esteve com o Stone Sour intensamente criando um dos melhores discos de 2017, o Hydrograd. A evolução do grupo nesse disco é indiscutível. Nas 15 canções, Taylor e cia navegam nas mais diversas extensões de suas habilidades e entregam um disco completo – desde suas letras às suas diferentes camadas sonoras.

12. David Bowie – Blackstar (2016)

No dia 8 de janeiro de 2016, David Bowie lançou seu 25º disco da carreira. Dois dias depois, ele faleceu. Sofrendo com um câncer no fígado, o cantor se afastou no olhar público e trabalhou em sua despedida aos fãs. Blackstar é extremamente experimental nos padrões do rock e exatamente por isso é uma obra de reinvenção, provando que o gênero se desdobra em diversas formas.

11. A Perfect Circle – Eat the Elephant (2018)

A Perfect Circle - Eat The Elephant

Após 14 anos de espera, o A Perfect Circle retornou em 2018 de forma brilhante. Com expectativas altas, os fãs receberam um belo disco que explora as diversas facetas do grupo ao mesmo tempo que mostra a evolução artística de cada integrante.

10. Ghost – Meliora (2015)

Macabro, animado e surpreendente, Meliora traz a essência do que é o Ghost. Pesado como Metallica e refinado como ABBA, o trabalho é um espetáculo de Tobias Forge em sua melhor forma. Antes dos dramas e processos que envolveram o vocalista e seus colegas, aqui o grupo estava em perfeita sintonia.

09. Gojira – L’Enfant Sauvage (2012)

Traduzido do francês para “A Criança Selvagem”, o 5º disco do Gojira trouxe o som mais maduro do grupo. As diferentes camadas do álbum são misturadas com uma composição grandiosa que elevou os padrões do fã de Gojira. Aqui, eles ultrapassam qualquer limite e provocam quem ouve com perguntas – e talvez respostas – existenciais.

08. Deafheaven – Sunbather (2013)

Parece uma péssima ideia misturar black metal com dream pop, mas com Sunbather, o Deafheaven prova que o céu é o limite quando o assunto é música. Quando lançado em 2013, o disco marcaria apenas o segundo disco do grupo de São Francisco, mas hoje, anos depois, ele é um marco do metal e do que ele pode ser.

07. Iron Maiden – The Book Of Souls (2015)

The Book of Souls é o décimo sexto álbum de estúdio do Iron Maiden. O disco foi lançado pela Parlophone Records e é a 1a. vez que não sai pela EMI que terminou em 2013. O disco foi lançado como um álbum duplo e foi produzido por Kevin “Caveman” Shirley e Steve Harris. Assim como seu predecessor Final Frontier, de 2010, o disco chegou a #1 nas paradas inglesas. Chegou a primeiro lugar em outros 23 países, incluindo Brasil e Portugal. O disco traz a música mais longa da da discografia da Donzela de Ferro, “Empire of the Clouds”, de 19 minutos.

06. Sepultura – Machine Messiah (2017)

Machine Messiah é o décimo quarto álbum do Sepultura e o segundo álbum com o baterista Eloy Casagrande. Aqui, o grupo se aventura em temas pesados e atuais como a “robotização da sociedade”, explicou Andreas Kisser na época do lançamento. Conceitual, Machine Messiah mostra ao mundo a força brasileira.

05. Judas Priest – Firepower (2018)

Judas Priest - Firepower

Firepower é o décimo-oitavo álbum de estúdio do Judas. É o último trabalho da banda com o guitarrista Glenn Tipton, que se afastou das atividades devido ao mal de Parkinson, realizando aparições esporádicas na turnê de divulgação do disco. A produção do disco ficou a cargo de Tom Allom e Andy Sneap, que substituiu Tipton na turnê.

04. Rammstein – Rammstein (2019)

rammstein capa

Este é o sétimo álbum de estúdio dos alemães e saiu quase 10 anos após o lançamento do anterior Liebe Ist Für Alle Da de 2009. O single “Deutschland” tornou-se a segunda música na história do Rammstein a atingir o #1 nas paradas da Alemanha.

03. Iron Maiden – The Final Frontier (2010)

O décimo quinto álbum de estúdio da Donzela de Ferro chegou a #1 nas paradas de 28 países e é o 4º disco do Iron Maiden a chegar a #1 na Inglaterra. Nos Estados Unidos, chegou a #4, a melhor posição na história. A banda ganhou ainda o Grammy de Melhor Performance de Metal por “El Dorado”.

02. Metallica – Hardwire…To Self Destruct (2016)

Hardwired… to Self-Destruct é o décimo álbum do Metallica que assim como o The Book Of Souls do Iron Maiden, foi lançado como um álbum duplo após 8 anos desde seu último, Death Magnetic em 2008. O trabalho é exatamente o que esperávamos de um lançamento de uma das maiores bandas de metal do mundo.

01. Black Sabbath – 13 (2013)

13 é o décimo nono álbum dos pais do heavy metal e o nono com Ozzy Osbourne nos vocais que não gravava um álbum de estúdio com o grupo desde Never Say Die! de 1978. A produção ficou a cargo do lendário Rick Rubin e teve o baterista Brad Wilk (Rage Against the Machine) como convidado depois que o fundador Bill Ward decidiu não participar por discordar de cláusulas do contrato. O disco foi #1 nos EUA e no Reino Unido, algo que não acontecia na Inglaterra desde Paranoid de 1970.

Categorias: Listas Notícias