Mastodon prestou uma homenagem ao ex-guitarrista Brent Hinds, morto na última quinta-feira, 21, aos 51 anos, após sofrer um acidente de moto na região sudeste de Atlanta, Geórgia.
O primeiro show do Mastodon desde a morte do guitarrista aconteceu na última sexta-feira, 22, na Alaska State Fair. O baterista Brann Dailor agradeceu ao público presente e disse ao final do show:
“Perdemos alguém muito especial para nós ontem. Brent Hinds, guitarrista há 25 anos, uma das pessoas mais criativas e bonitas que já conhecemos neste mundo, nos deixou tragicamente. Muito, muito lamentável.”
Ele continuou: “Nós o amávamos muito, muito, muito mesmo. E tivemos os altos e baixos de um relacionamento de 25 anos, entende o que quero dizer? Nem sempre é perfeito, nem sempre é incrível, mas fomos irmãos até o fim. E nós realmente nos amávamos e fizemos muita, muita música linda juntos. E acho que isso vai resistir ao teste do tempo, como vocês aqui hoje à noite comprovam.”
Mastodon dedica show a Brent Hinds
“Então, continuaremos a tocar a linda, linda música de Brent, que ele nos ajudou a fazer, que formamos esta banda juntos e viajamos o mundo juntos, dormimos em uma van juntos, deitamos nossas cabeças em camas de areia para gatos, ficamos bêbados demais para lembrar de qualquer coisa no dia seguinte, cerca de mil, milhões de vezes, repetidamente, com o amor que compartilhamos e a beleza, todos os públicos para os quais tocamos, todos os palcos em que pisamos”.
“Não sei. Estamos sem palavras. Estamos absolutamente devastados e arrasados por perdê-lo e por nunca mais podermos tê-lo de volta. Mas vocês fizeram com que fosse aceitável subirmos ao palco e fazermos isso hoje à noite. Então, isso foi pelo Brent, tá? Muito obrigado, pessoal.”
Brann Dailor concluiu: “Obrigado por nos ajudarem a superar isso, foi muito difícil para nós. Mas vocês são incríveis, então, muito obrigado.”
Saída de Brent Hinds do Mastodon
Brent Hinds atuou como guitarrista e vocalista no Mastodon desde sua formação em 2000, ao lado do baixista e vocalista Troy Sanders, do baterista Brann Dailor e do guitarrista Bill Kelliher. A formação permaneceu a mesma por 25 anos, gravando oito álbuns de estúdio, começando com Remission, de 2002, até o mais recente da banda, Hushed And Grim, de 2021.
Kelliher falou à Guitar World, em março, sobre a saída de Hinds: “Foi uma jornada divertida e louca, com certeza. Conquistamos muitas coisas que eu jamais imaginaria, nem em um milhão de anos. Tivemos Grammys, turnês com nossos heróis, como Iron Maiden, Metallica, Motorhead e Tool. Eu aprecio tudo isso. Como num casamento, às vezes as pessoas se distanciam e se interessam por outras coisas”, explicou ele. “Desejamos tudo de bom para o Brent na busca dos seus sonhos”, completa Kelliher.
Contudo, Brent Hinds e o Mastodon trocaram insultos pela internet. Em junho de 2025, Hinds fez uma declaração pública nas redes sociais, chamando seus ex-colegas de banda de “seres humanos horríveis” e criticando a falta de evolução dentro do Mastodon.
Segundo informações publicadas pelo Atlanta News First, o departamento de policia da cidade respondeu a um chamado de um acidente no cruzamento das ruas Memorial e Boulevard por volta de 23h35 (horário local). Ao chegarem no local, encontraram Hinds inconsciente e uma moto Harley Davidson. Hinds foi declarado morto ainda no local pela equipe médica de emergência.
LEIA TAMBÉM: Mastodon se pronuncia após morte do ex-guitarrista Brent Hinds
