Monstros e eventos inexplicáveis são coisas que sempre agitaram a imaginação das pessoas. Com o cinema, histórias inquietantes formaram o gênero do terror e criaram verdadeiros clássicos.

Muitos desses filmes inspiraram artistas a homenagear suas obras favoritas, o que nos trouxe diversos videoclipes inspirados no gênero. Bem em tempo do Halloween, o Wikimetal criou uma lista com alguns dos clipes mais memoráveis cuja inspiração vem de filmes de terror. Confira:

“Scream!”, do Misfits

O Misfits não só se inspirou em filmes de terror, como foi fundo na homenagem, chamando George A. Romero para dirigir o clipe de “Scream!”. O diretor praticamente criou o subgênero de zumbis com o clássico ‘A Noite Dos Mortos Vivos’, de 1968.

“Hellraiser”, do Motörhead

No vídeo desse hino do metal, o Motörhead enfrenta um dos personagens mais icônicos do horror: o Pinhead, do filme ‘Hellraiser’. Lemmy enfrenta a criatura e perde. Veja o que acontece quando uma das maiores bandas de metal cai nas mãos do monstro.

“Her Portrait in Black”, do Atreyu

A franquia ‘Underworld’, série de filmes sobre vampiros e lobisomens, ganhou uma legião de fãs ao passar dos anos. Não é surpresa, dada a natureza sombria e fantástica dos filmes, que a comunidade metal se envolveria com as obras. Um dos singles mais populares do Atreyu, “Her Portrait in Black”, fez parte da trilha sonora original de ‘Anjos da Noite 2 – A Evolução’. O clipe conta com cenas do filme.

“(He’s Back) The Man Behind the Mask”, do Alice Cooper

Essa música está na trilha sonora de ‘Sexta-feira 13 – Parte 6: Jason Vive’. Jason Voorhees aparece no vídeo gótico e brega da faixa performada por um dos nomes mais famosos da história do rock.

“Square Hammer”, do Ghost

Muita gente pensa em Bela Lugosi como o famoso vampiro Dracula. Mas, na verdade, o filme ‘Nosferatu’, de 1922, foi o primeiro a mostrar uma versão do personagem. É um dos filmes de terror mais influentes da história e, por isso, é homenageado pelo Ghost no clipe de “Square Hammer”, que reimagina algumas das melhores cenas do clássico.

“The Wicker Man”, do Iron Maiden

‘The Wicker Man’ é o nome do filme cult de 1973. Criticamente aclamado, a película acompanha um homem que entra em uma comunidade isolada para tentar descobrir a verdade sobre o assassinato de uma jovem menina. O Iron Maiden faz referência ao filme no clipe de mesmo nome.

“One”, do Metallica

A música “One” conta a história de um soldado da Primeira Guerra Mundial que passa por uma tragédia extrema. É baseada no drama de 1971, ‘Johnny Vai à Guerra’, que foca em um protagonista que perde a maioria dos sentidos e alguns membros e o rosto. É uma crítica aos horrores da guerra e dos traumas que afetou muitos soldados.

“Spit It Out”, do Slipknot

‘O Iluminado’, considerado por muitos o melhor filme de terror de todos os tempos, continua aparecendo muito na cultura pop. O Slipknot homenageia o clássico do Stephen King no clipe de “Spit It Out”, colocando suas máscaras nos rostos de personagens do filme de Stanley Kubrick.

 “Psycho”, do Puddle of Mudd

O clipe de “Psycho”, do Puddle of Mudd, é um sonho para fãs de terror. Com elementos e personagens de ‘Halloween’, ‘Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado’, ‘Massacre da Serra Elétrica’, ‘Postergeist’ e, é claro, ‘Psicose’, o vídeo é a maior homenagem ao gênero.

“Living Dead Girl”, do Rob Zombie

Quando se pensa no cruzamento entre terror e música, Rob Zombie é o primeiro nome que vem na cabeça. No entanto, antes dele virar diretor de cinema, o vídeo de “Living Dead Girl” serviu como uma expressão de seu amor pela história do gênero. Toda a estética e a história do clipe foram inspiradas no clássico expressionista de 1920 ‘O Gabinete do Dr. Caligari’.

Categorias: Listas Notícias