Uma notícia bem, bem longe de um presente de Natal: o vocalista, guitarrista e fundador do Mountain, e parte do trio West, Bruce and Laing, ao lado de Jack Bruce, do Cream, o lendário Leslie West faleceu aos 75 anos. A informação foi confirmada pelo irmão de Leslie, Larry West Weinstein, para a Rolling Stone.

O artista sofreu um ataque cardíaco em sua casa perto da cidade de Daytona, na Flórida na última segunda, 21. Ele foi levado prontamente ao hospital, mas nunca retornou à consciência.

Larry havia publicado em uma postagem agora deletado que o coração do irmão havia parado em certo momento, e que ele havia sido colocado para respirar através de ventiladores, com isso, a previsão não era nada boa, e que talvez ele não aguentaria a noite. Mesmo durante esse desafiador momento, o irmão do artista aproveitou para agradecer à Jenni, esposa de Leslie que permaneceu ao seu lado durante todo o processo, afirmando que o artista “não ia durar tão longe se não fosse por ela”.

A partir do momento que a trágica notícia ganhou conhecimento público, inúmeras homenagens de diversos espectros da música estão sendo feitas pelas redes sociais, confira algumas delas abaixo:

Jenni West: “O último amor verdadeiro que eu vou conhecer…”

Geeze Butler: “Triste de ouvir sobre o falecimento de Leslie West. Um cara tão adorável. Ele era fantástico com a gente quando o [Black] Sabbath abriu para o Mountain em nossa primeira turnê norte-americana. Ele veio nos ver no Mohegan Sun, até quando ele estava de cadeira de rodas. O riff de ‘Mississippi Queen’ é um dos, se não, o melhor riff de todos os tempos. Descanse em paz”

Tom Morello: “Descanse em paz, Leslie West. O tom de guitarra dele em ‘Mississippi Queen’ é sem dúvidas o MELHOR tom de guitarra já gravado.”

Glenn Hughes: “Tão tão triste de ouvir que meu querido amigo Leslie West faleceu. Um pioneiro, cantando e tocando guitarra, ele era absolutamente incrível em ambos. Irmãos por cinco décadas. Gab e eu te amamos e sentimos sua falta.. Milhões de ouvintes de música irão lembrar de sua música meu irmão. Mountain”

Brian May: “Tão triste de ouvir isso. Descanse em paz”

Alex Skolnick: “Outro grande se foi: tomei conhecimento de Leslie West depois de adquirir uma pilha de revistas da Guitar Player dos anos 70 e de vê-lo mencionado nas primeiras entrevistas com Michael Schenker e Tony Iommi, imaginando que se ESTES caras eram fãs, deve valer a pena ouvi-lo. Um sujeito mais velho que eu não conhecia muito bem (mas por quem sou grato) tinha alguns de seus discos desde o início dos anos 70, quando tinha minha idade na época (16). Ao me ouvir tocar e saber que eu estava interessado, ele achou que eu deveria ficar com eles (obrigado, onde quer que você esteja). Entre meus discos de hard rock e metal dos anos 80, eu tocava junto com essa música da era Woodstock dia após dia, mesmo que não fosse metal (embora o título ‘Flowers of Evil’ soasse pesado). Eu reconheci uma música que tinha ouvido antes: ‘Mississippi Queen’, claro, que era digna de seu status de sucesso. No entanto, fui enganado por aqueles que raramente tocam no rádio, como ‘One Last Cold Kiss’, ‘Crossroader’, ‘Never In my Life’ e ‘Nantucket Sleighride’, por exemplo. Ele era um músico ‘puro’, apenas tato e tom. Sem alta velocidade, técnica avançada, efeitos, dispositivos etc. Não que haja algo de errado com essas coisas (diabos, eu os uso também), mas foi revigorante perceber o quanto poderia ser dito com apenas um par de mãos através de uma boa guitarra & amp. Recentemente, ouvi dizer que um grande pesar dele não ter aparecido no filme Woodstock por conselho de um gerente. O motivo: ninguém estava sendo pago (exceto o headliner, um sujeito chamado Jimi [Hendrix]). No entanto, aqueles que apareceram no filme, Santana, Richie Havens, Ten Years After, etc, até mesmo Sha Na Na (um show cover dos anos 50) passaram a ter muito mais visibilidade na carreira do que aqueles que não o fizeram. Se eles tivessem dito “sim”, muitas outras pessoas teriam conhecido a banda Mountain e o nome Leslie West. Na década de 1990, Mountain estava tocando no Berkeley Square (onde abri para ele com um projeto de curta duração), um lugar mais adequado para iniciantes, não uma lenda como ele, que deveria estar do outro lado da baía tocando no The Fillmore. Ele era um cara muito legal, divertido de conversar e com muito humor sobre a trajetória de sua carreira. Faça um favor a si mesmo, ouça os as músicas desconhecidas. E se você tocar, aprenda algumas de suas habilidades.”

Bruce Kulick: “Eu estou muito triste pela perde de um dos meus maiores heróis da guitarra, Leslie West. A banda dele Mountain era incrível, e seu tom de guitarra foi sempre uma grande influência em mim. Eu o vi ao vivo muitas vezes, e o Grand Funk Railroad tocou shows com Leslie na mesma quantidade. Grande lenda da guitarra do rock. 2020 é um saco.”

David Coverdale: “Descanse em paz Leslie West… outra perda triste… eu nunca me canseid e ouvir o Mountain…”

Lita Ford: “Segurando a Mississippi Queen! Um dos maiores, verdadeiros guitarristas do hard-core rock ‘n’ roll que já viveram! Nunca em minha vida eu encontrei uma lenda como você. Grandes músicos nunca morrem. Descanse em paz Leslie West.”

Gary Hoey: “Tão triste de ouvir sobre o falecimento de Leslie West. Leslie West era uma força para se calculada. Meus sentimentos para a famílai dele, ele se foi mas ele e seu vibrato não serão esquecidos, não tinha nada igual. Mais ‘Cow Bell’! Descanse em paz”

Vernon Reid: “Um dos MELHORES DE TODOS OS TEMPOS. Este ano não será olhado com carinho fora casamentos e nascimentos. Descanse nos acordes do poder, Fatsby.”

Categorias: Notícias