“No segundo disco você pode realmente ouvir a identidade da banda”, disse o guitarrista Jimmy Page anos após o lançamento do segundo trabalho de estúdio do Led Zeppelin. Gravado durante a turnê do grupo no Reino Unido e na América do Norte em 1969, Led Zeppelin II foi um grande sucesso comercial marcando a primeira vez que a lendária banda apareceu nas paradas de ambos continentes.

Cada uma das dez canções – que foram divididas em duas partes – foi gravada, mixada e produzida entre shows, o que fez com que elas saíssem carregadas de espontaneidade e urgência, resultando no álbum mais pesado da carreira dos britânicos. Apesar do trabalho ser considerado um dos melhores da história do rock and roll, o vocalista Robert Plant revelou não ter gostado do processo, visto que eles viajaram para diversos locais enquanto isso.

A vida de Plant, Page, John Bonham e John Paul Jones pode ter sido difícil durante esse tempo, afinal o quarteto estava tentando equilibrar a excelência das perfomances ao vivo das primeiras canções enquanto buscava despertar a criatividade para novas ideias. Mas a situação favoreceu o processo, pois muitas músicas surgiram de ensaios e improvisações durante a turnê.

Por exemplo, “Dazed and Confused”, um dos maiores clássicos do álbum, teve seu instrumental criado entre um show e outro e foi gravado quase inteiramente ao vivo no estúdio. “Whole Lotta Love” foi construído a partir de uma improvisação de Page enquanto fazia uma versão estendida de 15 minutos de “As Long As I Have You” no palco.

Solos de guitarra foram gravados nos corredores dos estúdios enquanto Bonham usava suas baquetas em uma capa de guitarra ou uma lata de lixo em “Ramble On”. Além disso, Robert Plant conseguiu pela primeira vez criar suas composições e ser creditado por elas na ficha técnica – antes, o músico estava proibido de fazer tal coisa devido a um contrato antigo que ainda estava ativo com a CBS Records.

Críticos da época desaprovaram a ousada tentativa do Led Zeppelin de transformar seu som. Meses depois do lançamento, Led Zeppelin II vendeu 12 milhões de cópias e hoje é considerado um dos pilares do heavy metal. “Whole Lotta Love”, “Heartbreaker”, “The Lemon Song”, “Moby Dick” e “Bring It On Home” foram os grandes representantes na criação do gênero pesado.

“Nossa vida mudou depois disso”, disse Plant durante uma entrevista à Rolling Stone, “Foi uma mudança rápida e brusca em nossa carreira e não estávamos preparados.” No dia 22 de outubro de 2019, Led Zeppelin II celebra 50 lendários anos.

Categorias: Notícias Opinião