Em uma cerimônia incomum realizada no Salão Oval da Casa Branca, no último sábado, 6, o Presidente Donald Trump entregou à banda de rock KISS a medalha referente ao Kennedy Center Honors de 2025. A homenagem prestigia artistas que deixaram marca duradoura na cultura estadunidense.
Trump elogiou a banda como “talvez a turma mais talentosa e renomada de homenageados do Kennedy Center já reunida” [via Blabbermouth]. Durante a apresentação, o presidente definiu KISS como uma “banda de rock inacreditável” e afirmou que eles fazem parte dos maiores artistas e performers de sua geração, entregando medalhas ao Gene Simmons, Paul Stanley e Peter Criss.
O presidente entregou a medalha à Monique, filha do Ace Frehley, guitarrista cofundador, morto em em 16 de outubro de 2025, aos 74 anos, após sofrer uma queda em seu estúdio doméstico que resultou em um traumatismo craniano. Na ocasição, Trump disse “que agora descansa em paz”, acrescentando que a “bela filha do guitarrista está aqui para receber a homenagem”.
Segundo a Billboard, Ace se tornou apenas a terceira pessoa a receber uma homenagem póstuma do Kennedy Center. Junto de outros dois membros de grupos que também faleceram após o anúncio da premiação: Glenn Frey, do Eagles, e Phil Lesh , do Grateful Dead.
Por meio das redes sociais, o Kiss agradeceu:
“Desde o início, o KISS sempre se dedicou a provar que tudo é possível com trabalho árduo e paixão. Estamos profundamente honrados em receber a homenagem do Kennedy Center e compartilhamos com orgulho este reconhecimento com nossos fãs e com todos aqueles que fizeram parte da construção deste legado. Esta honra não seria possível sem as contribuições insubstituíveis de nosso parceiro fundador, Ace Frehley. Sabendo o quanto este prêmio significava para ele, celebramos este marco enquanto lamentamos sua perda.”
A medalha entregue é uma nova versão criada pela joalheria Tiffany & Co. Feita em um disco de ouro pendurado em uma fita azul-marinho, que substitui o antigo colar com placas usado desde 1978. Outros homenageados deste ano são o ator Sylvester Stallone, os cantores Gloria Gaynor e George Strait e o ator e cantor Michael Crawford.
LEIA TAMBÉM: Gene Simmons expõe causa da morte de Ace Frehley: “Más decisões”
