O Judas Priest é uma banda de metal inglesa, formada em 1969, pelo guitarrista K.K. Downing, o baixista Ian Hill e o baterista John Ellis. O primeiro vocalista da banda, Al Atkins, assim como Ellis, foram substituidos rapidamente e em 1970 o Judas Priest contava com Rob Halford nos vocais, John Hinch na bateria e um segundo guitarrista, Glenn Tipton.

O Judas Priest já contou com diversas formações, mudando repetidas vezes de baterista. Durante os anos 70, a banda contou com 7 membros diferentes na bateria.

Em 1974, o Judas Priest lançou seu álbum de estreia, Rocka Rolla e seu segundo álbum, Sad Wings Of Destiny de 1976, já foi bem recebido pela crítica. Mas foi apenas em 1980, com seu sexto álbum, British Steel, que a banda estourou no mundo inteiro com hits como “Breaking The Law” e “Living After Midnight”.

O álbum seguinte, Point Of Entry de 1982, perpetuou o sucesso. Outros álbuns que também tiveram grande sucesso mainstream foram Turbo (1986), Ram It Down (1988) e Painkiller (1990).

No começo dos anos 90, após tensões na banda durante a turnê do Painkiller, Rob Halford deixou o Judas Priest. Em 1998, durante uma entrevista à MTV americana, Halford assumiu sua homossexualidade.

No lugar do vocalista original, a banda chama o vocalista Tim “Ripper” Owens, que fazia parte de uma banda cover do Judas Priest. Com Ripper, a banda lançou dois álbuns: Jugulator e Demolition em 2001.

Em 2003, o Judas Priest anunciou sua reunião da formação clássica, lançando o álbum Angel Of Retribution em 2005 e Nostradamus em 2008. Em 2011, K.K. Downing anunciou que sairia da banda, citando diferenças com a banda e sua gerência. O guitarrista Richie Faulkner entrou no seu lugar, deixando Ian Hill como o único membro fundador do Judas Priest presente em todas as fases da banda. Em 2014, a banda lançou o álbum Redeemer Of Souls.

Conhecida pelo estilo vocal de Rob Halford e pela dupla de guitarristas Downing e Tipton, o Judas Priest já vendeu mais de 50 milhões de álbuns no mundo inteiro. A banda também é conhecida por ter sido responsável por introduzir o estilo de tachas e couros ao heavy metal e ter influenciado inúmeras bandas de todos os gêneros de metal, principalmente thrash e power metal.

Confira tudo que já publicamos sobre o Judas Priest aqui.

Categorias: Everything