O guitarrista do Stone Sour, Josh Rand, afirmou que os fãs da banda podem contar com a sequência do álbum Hydrograd, lançado em 2017. Em entrevista ao podcast do vocalista do Machine Head, Robb Flynn, ele disse que “não há cronograma para um retorno”.
“Honestamente, entre Corey [Taylor, vocais] fazendo seu trabalho solo, eu trabalhando no material do The Life Project, Roy [Mayorga, bateria] trabalhando no Ministry… Então, simplesmente não há calendário”, explicou.
O guitarrista ainda falou sobre o comentário que fez ano passado a respeito do hiato indefinido da banda. A percepção dos fãs foi de que não haveria volta.
“Não sei se todos pensaram que eu disse ‘infinito’ em vez de ‘indefinido’. De repente, a banda estava acabada. Era, tipo, ‘Oh, meu Deus! Acabou.’ Tudo o que eu estava dizendo é que não há cronograma. Não é diferente do que fizemos no passado. Só vai ser uma pausa mais longa”, disse Rand.
De acordo com Josh Rand, ele e seus companheiros de banda”precisavam expandir”, “tentar coisas diferentes” e “trabalhar com pessoas diferentes” antes de voltarem a trabalhar juntos no Stone Sour.
“E então, sempre que chegarmos o momento em que voltarmos, será realmente o que for melhor para o Stone Sour”, explicou ele. “Não há dúvida sobre isso em minha mente”.
Ele ainda acrescentou que, especialmente para Corey, é difícil trazer materiais que caibam para o Stone Sour ou o Slipknot, pois o que ele está fazendo é completamente diferente.
“Haverá um crescimento que vai beneficiar a banda. Eu sei que algumas pessoas podem não estar contentes que vai ser sabe-se lá quando, mas precisa acontecer dessa forma. E isso é o que é melhor para todos os envolvidos”, completou.
No podcast, Rand também foi questionado sobre como ele e o Stone Sour optaram por fazer uma pausa mais longa que o normal. Ele afirmou que por volta do final do ciclo da turnê, eles já tinham uma ideia de que o hiato estava a caminho. Corey já estava pensando em gravar solo e Rand já tinha algumas músicas que não se encaixavam com a banda.
Após entrarem em consenso e tomarem a decisão, a pandemia veio. Apesar de ter se sentido inicialmente perdido, Josh Rand contou ter escrito músicas e trabalhado com piano.
Stone Sour está fora da estrada e fora de vista desde que completou a turnê de Hydrograd. Taylor tem trabalhado com o Slipknot desde então, gravando e viajando por trás do sexto álbum do grupo, We Are Not Your Kind, bem como fazendo seu álbum solo, CMFT.
Em agosto de 2020, Taylor disse que estava aberto para fazer mais gravações e turnês com a banda no futuro. Mas ele admitiu que “houve alguma tensão aqui e ali” entre os membros da banda no passado e acrescentou que era “hora” para ele “se afastar” e prosseguir com seu projeto solo por um tempo.
Além disso, em junho de 2020, Corey disse ao programa “Trunk Nation With Eddie Trunk” que o Stone Sour está “meio que em segundo plano”.
“Todos nós sentimos que fizemos exatamente o que queríamos fazer no Hydrograd e estamos apenas dando um minuto. Conversei com os caras da banda sobre a coisa solo e o que eu queria fazer, e eles estavam totalmente a par disso. Todo mundo tem coisas acontecendo, então está tudo bem. Sim, acho que o Stone Sour está em um hiato agora, o que é bom. Se algum dia quisermos voltar e fazer algumas coisas, será maior do que era. Agora, estamos todos focados em fazer nossas próprias coisas. Mas nunca diga nunca”.