Em entrevista para o Stereogum, Josh Homme, fundador e vocalista do Queens of the Stone Age, falou sobre o que planeja para seus restos mortais e comentou a experiência de gravar em uma catacumba. O assunto surgiu em meio a uma conversa sobre o EP Alive in the Catacombs, gravado nas Catacumbas de Paris e lançado em junho de 2025.

“Quero ser cremado, e parte das minhas cinzas fique onde toda a minha família está. Mas quero que o resto… tenho um lugar no deserto, um pequeno terreno. Quero ser despejado no concreto sob uma mesa com cadeiras, e que jovens festejem e tenham pensamentos profundos debaixo das estrelas no deserto.” 

A ligação de Homme com o deserto, mais especificamente a cidade de Palm Desert, já é conhecida. Não apenas a banda Queens of the Stone Age foi fundada lá, como o vocalista também iniciou o coletivo The Desert Sessions, que juntava em sessões experimentais músicos em sua maioria provenientes do local.

Josh Homme comenta a gravação nas catacumbas

Homme também contou sobre como as gravações ocorreram, como surgiu o interesse pelas catacumbas e até opinou sobre como a morte é abordada.

“Estar lá foi muito envolvente, pois fui imediatamente confrontado por questões que não esperava. Ali, estão pessoas que viram, escutaram e sussurraram coisas. Tiveram seus corações partidos, sentiram alegria imensa e viram pessoas nascendo. Alguns crânios são pequeninos”, disse.

“São pessoas de muitos, muitos anos atrás, é uma fila de seres humanos totalmente exposta. Então, me peguei questionando-me. Queria ter certeza de que estava sendo respeitoso e consciente.”

Sobre o que o levou às catacumbas, contou que a curiosidade veio cedo: “Fui para uma escola bem interessante quando era criança, pude explorar um pouco durante aulas de história e me deparei com esses esqueletos.”

Em relação a como a morte é tratada, disse: “Na América, a conversa sobre morte é sempre um ‘vamos falar depois’, nunca é agora. Sempre acontecerá mais tarde. A morte não é exatamente uma surpresa, é a única coisa que está garantida””, completou”.

O EP Alive in the Catacombs já está disponível. Ouça aqui.

LEIA TAMBÉM: Paul Di’Anno ganhará álbum ao vivo póstumo em 2026

Categorias: Notícias