Joe Duplantier, guitarrista e vocalista do Gojira, está no Brasil nesta quarta-feira, 25, para participar de um protesto histórico dos povos indígenas contra a aprovação do marco temporal determinado pelo projeto de lei 490/2007. 

O músico publicou uma foto ao lado de uma criança do povo Guarani Kaiowá. “Se preparando para uma das maiores reuniões de povos indígenas na história do Brasil. Se una a nós em solidariedade com [a menina] JAJA, que está aqui lutando pelo futuro de todo o mundo”, escreveu na legenda. 

Em março de 2020, a banda lançou o single “Amazonia” como forma de apoio à demarcação de terras indígenas no Brasil e mostrou cenas de manifestações e da destruição da natureza no país. 

A faixa faz parte do álbum Fortitude, sétimo de estúdio e primeiro da banda em cinco anos, “Muito do álbum é uma homenagem às comunidades indígenas. Eu queria representar esse aspecto”, explicou Duplantier sobre a capa do álbum

O protesto organizado no Palácio do Planalto, em Brasília, reúne mais de 6 mil indígenas em uma marca histórica. O objetivo é pressionar o Supremo Tribunal Federal para derrubar a medida que ameaça direitos dos povos originários e a preservação do meio ambiente. As considerações sobre essa proposta começam nesta quarta, 25, a partir das 14h. 

Se aprovado, o marco temporal determina que os povos indígenas precisam comprovar posse das terras requeridas na data da promulgação da Constituição, ou seja, no dia 5 de outubro de 1988. Caso contrário, os processos de demarcação serão revertidos ou rejeitados. 

“Hoje será julgado um dos casos mais importantes para o futuro dos povos indígenas, para o meio ambiente e para toda a humanidade”, explicou a Articulação dos povos indígenas do Brasil (APIB) nas redes sociais. 

LEIA TAMBÉM: Top 11 músicas em defesa do meio ambiente, de Iron Maiden a Pearl Jam

Categorias: Notícias