Em entrevista ao Florida Daily Post no começo de 2021, o ex-baixista do Metallica, Jason Newsted falou sobre diversos temas sensíveis incluindo o vício que quase o matou e sua incapacidade de tocar as músicas do Metallica.

“O tipo de música que eu toco agora com o Chophouse Band é o que eu consigo tocar. Algumas vezes fica tenso e difícil mas eu sei que consigo tocar isso pra sempre. Esse tipo de música e os sons do Johnny Cash, eu consigo tocar sentado, deitado, dançando, em qualquer lugar.”

“Tenho certeza que eu não consigo tocar mais do jeito que eu gostaria de tocar no Voivod, Metallica, qualquer uma dessas bandas. Eu não tenho mais a condição física que é exigida. Eu faço só 6 shows por ano, mas os faço bem.”

Newsted falou sobre as 3 cirurgias nos 2 ombros entre 2004 e 2008:

“As cirurgias meio que me concertaram porém parcialmente. Eu segui tocando música da melhor forma que eu conseguia, mas nunca consegui voltar ao que eu era totalmente. Estou tipo 90%. Eu não consigo tocar o lance do Metallica – Eu não conseguiria fazer um show daqueles mais.”

Por conta das dores, Jason começou a tomar Vicodin, famoso medicamento contra dores. As doses foram aumentando a ponto que ele ficou totalmente viciado no medicamento após consumi-lo constantemente por 6 anos.

“O mais assustador foi quando eu tentei parar. Na verdade, eu parei totalmente de uma hora pra outra. Joguei tudo na privada e dei a descarga. E aí eu entendi o que acontece se você está consumindo por 6 anos e pára repentinamente: Você vai morrer. Eu ia morrer. Eu não sabia que era pior parar. Aí fui prum hospital desacordado, me reanimaram, e depois com calma me inscrevi em um programa pra ir diminuindo as doses devagar pro corpo ir acostumando e consegui me livrar disso em 2010.”

Jason Newsted admite que se perguntou muitas vezes a famosa pergunta “e se…”. E se eu tivesse ficado no Metallica? Nessa análise ele conta que somente a família e seus amigos mais próximos entenderam e apoiaram a decisão de sair da banda, uma vez que eles viam o que acontecia no backstage.

“Todo o resto do mundo, literalmente milhões e milhões de pessoas, não entendiam e sem me conhecer nem saber nada sobre o que rolava, perguntavam ‘como você pôde abandonar a maior banda de todos os tempos?'”

Confira a entrevista (em inglês) na íntegra de Jason Newsted:

LEIA TAMBÉM: Jason Newsted se apresenta com sua banda e toca “Rockin’ In The Free World”; assista aqui

Categorias: Notícias