Dave Murray voltou a conversar sobre o futuro do Iron Maiden e afirmou que a banda saberá quando for a hora de encerrar a carreira.
Em entrevista ao MusicRadar, o guitarrista da lendária banda britânica reforçou que a formação atual, que celebra 50 anos de história com a turnê Run For Your Lives, ainda vive um bom momento no palco e desfruta da energia dos concertos.
“Parece que não se passaram cinquenta anos desde que fiz meu primeiro teste para a banda. E, obviamente, tanta coisa aconteceu nesses anos todos – certamente muitas turnês! Mas esta turnê será muito especial. A produção será algo que nunca fizemos antes. E como tocaremos apenas músicas antigas, será como uma aula de história da banda”, confessou ele.
Ainda assim, o guitarrista destacou que não quer ver a banda continuar apenas por tradição ou apego, preferindo optar por uma despedida digna quando o grupo sentir que isso é mais adequado do que seguir tocando sem a mesma força de antes.
“Para mim, não há nada pior do que ver uma banda de que você gosta no palco e eles parecerem que não deveriam estar ali fazendo aquilo. Estamos quase chegando aos setenta anos agora, mas acho que todos saberemos quando for a hora certa. Seria uma decisão mútua. Acho que existe um momento e um lugar certos para se retirar com dignidade e elegância, em vez de prolongar a situação. Se você puder encerrar as atividades nesse alto nível e se retirar com elegância, acho que seria satisfatório para nós. E não ficar insistindo em algo que não tem mais futuro, quando se está fazendo isso pelos motivos errados”, concluiu Murray.
A turnê Run For Your Lives
O guitarrista também elogiou o desempenho do vocalista Bruce Dickinson e dos demais membros na turnê atual, destacando que o grupo ainda sente entusiasmo e adrenalina quando sobe ao palco. “Neste momento, o canto de Bruce está incrível. É tão poderoso. Na última turnê, ele estava correndo por todo o palco e cantando muito bem. Ele tem tudo. Ele tem tudo”
Dave Murray também deu um spoiler do que esperar da turnê Run For Your Lives. “É uma oportunidade maravilhosa para fazer este repertório em particular”, disse ele.
“Vamos tocar algumas das músicas com as quais começamos quando tocávamos nos pubs. Então haverá um monte de coisas que não tocamos há Deus sabe quanto tempo, e será emocionante revisitar isso. Isso mostra o quão fortes são essas músicas antigas, que ainda podemos tocá-las cinquenta anos depois. Elas resistiram ao teste do tempo. E, obviamente, muitos dos mais jovens na plateia nunca tinham visto essas músicas sendo tocadas ao vivo antes.”
Ele finalizou: “Estamos prontos para esta turnê e, depois disso, veremos o que o futuro nos reserva. Mas, no momento, a banda está soando ótima, ainda temos aquela empolgação e adrenalina quando subimos ao palco. Ainda estamos curtindo, e é isso que realmente importa.”
Iron Maiden se prepara para trazer para a América Central e do Sul a aclamada Run For Your Lives World Tour. No Brasil, a banda se apresentará no Allianz Parque, em São Paulo, no domingo, 25 de outubro, e na terça, dia 27 de outubro. Os ingressos para o show extra já estão à venda pela LIVEPASS.
LEIA TAMBÉM: Wikimetal Recomenda: Iron Maiden e a turnê ‘Run For Your Lives’ no Brasil
