Você provavelmente não conhece o nome Christian Nolen, mas ele passou por uma cirurgia de remoção de um tumor em seu cérebro enquanto tocava guitarra.

Nolen começou a perceber alguns sintomas que estavam impactando sua capacidade de tocar o instrumento. “Christian estava tendo problemas no lado esquerdo do corpo, principalmente na mão esquerda”, disse Ricardo Komotar, M.D., diretor do programa de tumores no cérebro do Sylvester Comprehensive Cancer Center da Miami Miller School of Medicine à Fox News.

A cirurgia aconteceu dez dias após a descoberta do tumor e o médico explicou o porquê de se realizar o procedimento dessa forma: “Quando um tumor envolve ou está próximo de uma parte crítica do cérebro – algo que controla a capacidade de falar, compreender a linguagem ou se mover – queremos fazer a cirurgia acordados para monitorar continuamente o paciente, para que você saiba se começar a violar o funções cerebrais normais.”

No início da cirurgia, Nolen foi sedado, mas durante uma parte delicada, ele foi acordado. A equipe lhe deu uma guitarra para que ele tocasse. “Ao acordar, foi difícil ver tudo ao meu redor e lutar contra a reação natural de sentar-se”.

O paciente tocou algumas músicas que vinha estudando, como do System Of A Down e Deftones.

“Quando estávamos finalizando o caso na parte posterior do tumor, notamos que a função de sua mão começou a diminuir”, disse Komotar. “O tumor estava tocando e fazendo interface com a parte do cérebro que controla o movimento das mãos. Felizmente, conseguimos remover todo o tumor e não machucar a mão.”

Categorias: Notícias