O Helloween foi formado em 1984 em Hamburgo na Alemanha, por Michael Weikath, Markus Grosskopf, Kai Hansen e Ingo Schwichtenberg. Após um EP auto-entitulado e o lançamento de seu primeiro álbum, Walls of Jericho (1985), a banda se expandiu para um quinteto com a entrada do novo vocalista Michael Kiske que tinha apenas 18 anos. Com Kiske na banda, Hansen passou a atuar apenas como guitarrista.

Com esta formação, a banda lançou os dois álbuns Keeper of the Seven Keys (1987 e 1988), que elevaram o Helloween a condição de grande banda de rock e uma das criadoras do power metal. Após o auge, Hansen deixou a banda por vários motivos incluindo divergências musicais, formou o Gamma Ray e foi substituído por Roland Grapow. Os próximos dois álbuns do Helloween foram fracassos comerciais e de crítica, o que levou à demissão de Schwichtenberg e a saída de Kiske. Em seus lugares, entraram o baterista Uli Kusch, que já havia trabalhado no Gamma Ray e o vocalista Andi Deris, que já havia sido convidado a entrar na banda em 91. Com a saída de Kiske, Deris aceitou o cargo.

A banda então lançou diversos sucessos comerciais e de crítica, como Master of the Rings (1994), The Time of the Oath (1996), Better Than Raw (1998) e The Dark Ride (2000), retornando aos holofotes. Em 2001 a banda concordou que Grapow e Kusch não estavam tão comprometidos com o Helloween e demitiram os dois membros. Em seus lugares entraram o guitarrista Sasha Gerstner e o baterista Mark Cross, que nem gravaria o álbum seguinte inteiro, Rabbit Don’t Come Easy (2003), por motivos de saúde. Em 2005 a banda contratou o baterista Daniel Löble.

A formação Weikath, Grosskopf, Deris, Gerstner e Löble lançou cinco álbuns: Keeper of the Seven Keys: The Legacy (2005), Gambling with the Devil (2007), 7 Sinners (2010), Straight Out of Hell (2013) e My God-Given Right (2015).

Em 2017, o Helloween anunciou a surpreendente tour Pumpkins United que manteve os 5 membros atuais e trouxe ainda Kai Hansen e Michael Kiske de volta. Com os 7 integrantes, a banda fez shows por todo o mundo e lança em 2021 um disco novo, chamado simplesmente Helloween.

O Helloween já lançou 14 álbuns de estúdio e vendeu mais de 5 milhões de álbuns no mundo inteiro. Uma das maiores bandas de metal alemã, o Helloween é conhecido como o pai do power metal.

Confira tudo que já publicamos sobre o Helloween aqui.

Tags:
Categorias: Everything

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *