As mídias sociais, especialmente o TikTok, desempenharam um papel fundamental no ressurgimento do estilo Nu Metal/New Metal.

Através de vídeos curtos, dinâmicos e virais, a plataforma expõe aos jovens da Geração Z – pessoas nascidas entre a década de 1990 e o início da década de 2010 -, trechos de músicas que fizeram sucesso entre os anos 90 e 2000.

Uma das bandas que tiveram seus números de streming em alta, à medida que adolescentes do mundo todo descobriram sua música foi a Kittie. A princípio, o grupo estava em hiato desde 2017, quando os empresários voltaram a ligar para elas em 2021 devido ao interesse inesperado. Em entrevista ao podcast Everblack, a guitarrista e vocalista Morgan Lander comentou [transcrição via Blabbermouth]:

“Acho que muita dessa distância e desse tempo longe realmente ressaltaram o quanto algo pode crescer por causa de coisas como o TikTok ou outras plataformas de mídia social. Temos uma outra geração de pessoas que descobriu nossa música por meio desses tipos de plataformas. É onde muitos jovens estão descobrindo música hoje em dia. Então o momento, eu sinto, foi o certo para isso também, porque, para nós, mesmo estando longe do Kittie, ainda estávamos vendo muito desse crescimento, muitas pessoas dizendo, ‘Lá está o Kittie’ ou pedindo novas músicas por anos”.

“É incrível para mim o quão jovens algumas das pessoas são, e como há fãs que dizem, ‘Eu vi vocês há 25 anos’. E é simplesmente incrível para mim que possamos todos compartilhar isso juntos, e isso meio que ultrapassa as barreiras geracionais e coisas do tipo, onde você pode ter uma garota gótica de 16 anos na frente e um homem de 50 anos gritando, e todo mundo curtindo a música. É incrível.”

Atualmente, outro caso citado pelo portal Terra, é o de Tyson Burden, que ficou surpreso ao ver sua filha Nia LaVey Burden, de 15 anos, cantando o hit “Change (In the House of Flies)”, do Deftones. O momento aconteceu quando Tyson colocou a música para tocar no carro. Nia descobriu a banda no TikTok. “Foi um momento mágico entre pai e filha, estávamos curtindo a mesma coisa”, disse ele.

O ressurgimento do Nu Metal 

O subgênero, considerado uma das formas mais acessíveis de metal, mistura o som pesado com elementos de hip-hop. Além disso, as letras geralmente abordam temas sombrios como dor, depressão e isolamento.

O Nu Metal ameaçava voltar há anos, mas o pontapé inicial foi a reunião do Limp Bizkit, em 2009. Porém, com a onda do Tik Tok e os hits se tornando virais, o estilo realmente estourou novamente em 2023. Graças ao festival Sick New World, em Las Vegas, trouxe o lineup com Korn, System Of A Down, Incubus, Evanescence, Kittie e Papa Roach. 

Ainda assim, apesar da popularidade, o nu metal também enfrenta críticas, com alguns headbangers argumentando que o estilo não se encaixa na definição tradicional de heavy metal. Entretanto, muitos fãs defendem o gênero, que já provou sua relevância voltando com tudo nos últimos anos e unindo gerações.

LEIA TAMBÉM: Korn surpreende no Download Festival: “Mesmo patamar de Metallica, Black Sabbath e Guns N’ Roses”

Categorias: Notícias

Repórter e Fotógrafa em cobertura de shows, resenhas, matérias, hard news e entrevistas. Experiência em shows, grandes festivais e eventos (mais de mil shows pelo mundo). Portfólio com matérias e entrevistas na Metal Hammer Portugal, Metal Hammer Espanha, The Metal Circus (Espanha) Metal Injection (EUA), Wikimetal e outros sites brasileiros de cultura e entretenimento. Também conhecida como A Menina que Colecionava Discos - [email protected]