A 14ª edição do In-Edit Brasil, o Festival Internacional do Documentário Musical, começa nessa quarta-feira, 15, de forma híbrida: presencial, na cidade de São Paulo,  e online, na plataforma do festival e em plataformas parceiras, para todo Brasil.

O evento, que acontecerá até o dia 26 de junho traz um total de 67 títulos, entre longas e curtas, nacionais e internacionais, inéditos no circuito comercial, a programação conta ainda com diversas atividades paralelas como shows, pocket shows, masterclass, debates, encontros, sessões apresentadas por convidados e feira de vinil.

Na programação do In-Edit Brasil 2022, terá uma um especial com nove títulos nacionais e internacionais de heavy metal. O documentário finlandês A Heavy Metal Civilization, de Cristina Ornellas e Maila-Kaarina Rantanen, traz depoimentos dos maiores nomes do gênero, que compartilham seus pontos de vista sobre sociedade, religião, política e como uma subcultura underground se tornou um importante embaixador da cultura local. 

O diretor Ricardo ‘Micka’ Michaelis faz uma bela homenagem ao início do heavy metal no país (1980-1989), em Brasil Heavy Metal. A história de um dos maiores nomes do heavy metal mundial, Ronnie James Dio, passando por todas as suas fases, das aventuras com Ritchie Blackmore no Rainbow e a substituição de Ozzy Osbourne no Black Sabbath, até a formação de sua própria banda, é contada em DIO Dreamers Never Die, de Don Argott e Demian Fenton.

O documentário Murder in the Front Row: The San Francisco Bay Area Thrash Metal Story, de Adam Dubin, mostra o berço onde bandas como Metallica, Megadeth, Exodus, Anthrax, Testament e Slayer saíram para tomar o mundo.

Além disso, o festival terá uma programação eclética, como na Cerimônia de Abertura, que acontece no dia 15 de junho, às 20h30, no CineSesc, com a exibição do inédito Nothing Compares, sobre a vida da cantora irlandesa Sinéad O’Connor.

Outro documentário interessante é o a-ha: The Movie, dos diretores Thomas Robsahm e Aslaug Holm, mostra uma das bandas mais populares dos anos 1980 e o que o estrelato fez com as vidas de seus integrantes, Morten Harket, Magne Furuholmenen e Pål Waktaar-Savoy, desde a explosão gradual de “Take On Me” até os dias de hoje.

O festival acontece entre os dias 15 e 26 de junho, porém nos dias 27, 28 e 29 de junho, destaques desta e de outras edições do festival ganham sessões extras, no CineSesc, para quem perdeu a primeira chance ou quer rever seus filmes favoritos.

Confira a programação completa do In-Edit Brasil clicando aqui.

Categorias: Notícias