Megadeth lançou nesta sexta-feira, 23, o álbum de despedida. Simplesmente intitulado Megadeth, o disco apresenta a tão aguardada nova versão de “Ride The Lightning”, do Metallica. E o resultado gerou um misto de admiração e crítica nas redes sociais.
Dave Mustaine, fundador do Megadeth e ex-membro do Metallica, co-escreveu “Ride the Lightning” no início dos anos 1980, antes de deixar o Metallica e seguir seu próprio caminho no thrash metal. Na nova versão, Mustaine explicou que revisitar a música significou “completar o círculo” da sua carreira musical e prestar homenagem à banda onde tudo começou.
Mustaine também comentou recentemente que sempre teve grande respeito pelo trabalho de James Hetfield e Lars Ulrich, membros do Metallica, ponto que reforça o caráter de tributo da versão do Megadeth.
A opinão dos fãs
De acordo com o site da Loudwire, os fãs estão deixando suas sinceras opiniões em sites como Reddit e na rede social X.
Na página oficial do Megadeth no Reddit, um fã comentou: “Acabei de ouvir essa música. Gostei muito da versão cover, soa como Megadeth dos primeiros anos. Se eu não soubesse que a música original existia, eu diria: ‘Caramba, isso foi incrível!’, mas por mais que eu tenha gostado, se eu pedisse para alguém tocar ‘Ride the Lightning’ e essa pessoa tocasse essa versão, eu olharia para ela como no meme WTF”.
Outra pessoa disse: “Essa parece uma homenagem sincera. Eles mantiveram as harmonias iniciais, que foram escritas por Cliff [Burton] e Lars, e os solos são bem fiéis ao que Kirk [Hammett] fez, sem mencionar que Mustaine deixou Teemu [Mantysaari] cuidar de boa parte dos solos principais. Mustaine disse em uma entrevista que tudo estava bem e que este era um momento de fechamento de ciclo. Agora que ouvi, acredito nisso. Isso é história do metal.”
Indo na contramão dos elogios, um internauta decidiu criar um tópico no Reddit da banda para as opiniões negativas e disse: “Os vocais não funcionam e parece que qualquer banda poderia ter feito um cover”. Outro usuário da plataforma comentou: “O que mais me incomoda é que é uma versão nota por nota. Por que fazer um cover de uma música neste ponto da carreira se você não vai imprimir seu próprio estilo nela?”
No X, há dezenas de comentários também. Um internauta disse: “UAU! Eu não imaginava que gostaria de ouvir Dave Mustaine regravando ‘Ride the Lightning’ (uma música que ele escreveu), mas a clareza e a voz dele estão tão nítidas na mixagem que é como ouvir essa música pela primeira vez. Vai direto para a minha playlist. Adeus, Megadeth”.
Outro fã não aceitou bem esta versão e criticou: “Os vocais são horríveis. A composição das músicas é péssima. Os solos são horríveis (sério mesmo, especialmente para os padrões do Megadeth). A versão de ‘Ride the Lightning’ soa como um vocal feito com IA por um fã. Megadeth está de volta, mas temos uma nota 3/10 em mãos”.
Por fim, também há elogios ao disco como um todo. “30 anos depois, o Megadeth ainda domina o mundo. Uma mensagem rebelde na inflamada “eu não me importo”. “Let there be shred”, talvez uma referência a “The Art of Shredding” do Pantera, também membro do Big 4? Mustaine demonstra sua habilidade excepcional como compositor na faixa final, ‘Ride the Lightning’.”
LEIA TAMBÉM: Dave Mustaine expressa desejo de turnê do Metallica com Megadeth
