Dia Mundial do Gótico originou-se no Reino Unido em 2009 como uma pequena celebração da subcultura gótica. Inspirada em um especial da rádio BBC 6 Music, que focava em várias subculturas musicais ao longo de uma semana de maio. O especial de música gótica foi ao ar no dia 22 de maio de 2009.

Com a recepção muito positiva do especial da BBC, o DJ gótico britânico Lee Meadows, atualmente conhecido como BatBoy Slim, escreveu na época, no MySpace, sugerindo a ideia de iniciar um “Dia Gótico”. Em 2010, junto do DJ, também britânico, Martin Oldgoth, decidiram expandir globalmente, não apenas como uma forma de diversão, bem como criar um ambiente de positividade e união dentro da comunidade gótica. 

Então, fico decretado o World Goth Day no dia 22 de maio de 2010. “O Dia Gótico é exatamente o que diz o título: um dia em que a cena gótica celebra suas personalidades e a oportunidade de tornar sua presença conhecida pelo resto do mundo”, afirma a página oficial.

A cultura gótica surgiu no final da década de 70 no Reino Unido como uma evolução do punk rock que dominava a cena britânica na época. Ao contrário da crueza do punk, o pós punk explorava outras nuances musicais e estéticas, com Bauhaus, Joy Division, Siouxsie & The Banshees e Public Image Ltda. (banda do ex Sex Pistols, Johnny Lydon) as pioneiras do estilo.

A música é um componente fundamental da cultura gótica – com gêneros como Darkwave, Gothic Rock, Pós Punk e Ethereal Wave que perpetuam até os dias de hoje, com novas bandas e músicas. Mas, além da música, a cultura gótica também se expressa através da literatura, cinema, moda e etc. Assim como outras subculturas musicais, vai além da música, se tornando um estilo de vida.

Hoje, o Dia Mundial do Gótico completa 15 anos, e a Wikimetal listou algumas músicas emblemáticas para comemorar:

“She’s In Parties” – Bauhaus, do álbum Burning from the Inside (1983)

“Dominion/Mother Russia” – Sisters of Mercy, do álbum Floodland (1987)

“Love Will Tear Us Apart” – Joy Division, do álbum Closer (1980)

“Preacher Man” – Fields Of The Nephilim, do álbum Dawnrazor (1987)

“Cities In Dust” – Siouxsie and the Banshees, do álbum Tinderbox (1986)

“Romeo’s Distress” – Christian Death, do álbum Only Theatre of Pain (1982)

“Lullaby” – The Cure, do álbum Disintegration (1989)

“Durdu Dünya” – She Past Away, do álbum Disko Anksiyete (2009)

“Just Like Honey” – The Jesus And Mary Chain, do álbum Psychocandy (1985)

“Stranger” – Clan Of Xymox, do álbum Clan of Xymox (1985)

LEIA TAMBÉM: Peter Murphy, vocalista do Bauhaus, anuncia novo álbum ‘Silver Shade’

Categorias: Listas Notícias

Repórter e Fotógrafa em cobertura de shows, resenhas, matérias, hard news e entrevistas. Experiência em shows, grandes festivais e eventos (mais de mil shows pelo mundo). Portfólio com matérias e entrevistas na Metal Hammer Portugal, Metal Hammer Espanha, The Metal Circus (Espanha) Metal Injection (EUA), Wikimetal e outros sites brasileiros de cultura e entretenimento. Também conhecida como A Menina que Colecionava Discos - jessica@wikimetal.com.br