O Dia dos Pais acontece no Brasil todo, neste segundo domingo de agosto, dia 10. Pensando na data, o Wikimetal elaborou uma lista de canções que são homenagens aos pais e aos filhos roqueiros.
“My Father’s Eyes” – Eric Clapton
Lançada no álbum Pilgrim de 1998, é uma das faixas mais pessoais e comoventes da carreira de Eric Clapton, criando um paralelo entre o olhar do seu filho Conor, que faleceu tragicamente, e o pai que nunca conheceu, conforme descrito em sua autobiografia. A música explora a experiência de Clapton, que nunca conheceu seu pai e reflete sobre como essa falta impactou sua vida, inclusive ao se tornar pai. Outra indicação é a famosa “Tears in Heaven”, balada comovente escrita em memória de seu filho, morto aos quatro anos de idade após cair de uma janela em um prédio em New York.
“Father and Son” – Cat Stevens
A música se tornou um hino que continua a ressoar cinco décadas após seu lançamento. Originalmente lançada em 1970 como parte do disco Tea for the Tillerman, a faixa toca pais e filhos igualmente, detalhando um relacionamento complexo. No entanto, a música não se baseia nas próprias experiências de Cat Stevens. “Father and Son” foi lançado muito antes de Cat Stevens se tornar pai, ele na verdade, quis falar sobre um evento político: a Revolução Russa. Cat Stevens explicou [via Pop&Rock]: “A música conta a história de um jovem que quer se juntar à Revolução Russa, contra a vontade de seu pai, um fazendeiro conservador”. Mais tarde, o músico confessou enxerga muito da relação com seu pai na música. “Eu nunca entendi meu pai, mas ele sempre me deixou fazer o que eu queria”.
“Blood Brothers” – Iron Maiden
Lançada no álbum Brave New World em 2000, a música foi escrita pelo baixista Steve Harris, e especula-se que em homenagem ao seu falecido pai. Refletindo sobre a conexão entre as pessoas, a mortalidade e o impacto duradouro das memórias, particularmente aquelas de entes queridos que faleceram. Segundo o Iron Maiden Bulgaria, “a imagem do pai falecido está lá principalmente para destacar que o principal fio condutor entre a vida e a vida após a morte são as memórias daqueles que partiram”.
“Cats in the Cradle” – Ugly Kid Joe
Escrita por Harry Chapin, a canção ganhou fama pela banda Ugly Kid Joe. A faixa fala sobre o ciclo da paternidade e a importância da presença do pai na vida dos filhos. A faixa aborda a relação entre um pai e seu filho ao longo dos anos, e no videoclipe, Ugly Kid Joe mostra o pai, inicialmente ocupado com trabalho, promete ao filho que terão tempo juntos “depois”. No final da história, o filho, já adulto, repete o mesmo padrão com o pai, ilustrando a triste ironia de que o ciclo continua.
“Rooster” – Alice In Chains
Escrita pelo guitarrista Jerry Cantrell, a canção aborda o impacto da Guerra do Vietnã na vida de seu pai, que tinha o apelido de “Rooster”. A música se tornou um hino, enquanto marcava a aproximação entre pai e filho, permitindo que Cantrell entendesse melhor o que seu pai havia passado, abordando a dificuldade de lidar com as consequências da violência e da perda, tanto para os soldados quanto para suas famílias. O videoclipe mescla cenas da banda com imagens do pai do Jerry Cantrell.
“The Best of Times” – Dream Theater
Outra música sobre a importância de valorizar os momentos preciosos com aqueles que amamos. Com mais de 13 minutos de duração, a música é uma homenagem a Howard Portnoy, pai do baterista Mike Portnoy, lançada no álbum Dark Clouds & Silver Linings (2009). Na letra, o baterista expressa a gratidão pelo relacionamento significativo ele ele e seu pai, DJ em uma estação de rádio de Long Beach (Nova York), que faleceu em janeiro de 2009, aos 69 anos.
LEIA TAMBÉM: Dia Dos Namorados: Confira playlist com músicas românticas de rock e metal
