O Dia do Rock é celebrado neste domingo, 13 de julho. E às vezes o melhor jeito de celebrar a música é, não só descobrindo novos artistas e bandas, como também, valorizando a cena nacional. A cena nacional é recheada de bandas de todas as vertentes do rock e metal.
Pensando nisso, separamos algumas bandas nacionais para você adicionar na sua playlist.
The Heathen Scythe
A banda paulista The Heathen Scÿthe traz não apenas uma imagem única, como também músicas e temáticas em suas letras bastante interessantes. Oferecendo uma experiênci audiovisual, o som mescla Metal Clássico, Industrial, Power, Doom, Metalcore e Black Metal. Autodenominada como “Post-Apocalyptic Pagan Metal”, a banda busca reconectar os ouvintes com a natureza através de sua música abordando o ocultismo e o paganismo de diversos países. Eles lançaram seu primeiro EP, autointitulado, em 2024, e atualmente, se prepara para lançar o álbum de estreia.
The Damnnation
O power trio feminino de thrash/death metal formado em 2019 em São Paulo apresenta um som versátil que mistura diversas vertentes do metal extremo. A banda é conhecida por suas letras que abordam temas como depressão, injustiça e política, além de suas influências musicais que vão desde o thrash metal old school até bandas como Testament, Megadeth e Arch Enemy. A banda ganhou destaque com o EP Parasite, que rendeu uma parceria com um selo europeu para o lançamento do álbum de estreia Way of Perdition (2022). Atualmente formada por Renata Petrelli (vocal e guitarra), Fernanda Lessa (baixo) e Camila Almeida (bateria), a banda promete um novo álbum ainda para este ano.
Apnea
O grupo formado em 2019 na cidade de Santos, litoral de São Paulo, une músicos experientes da cena do rock nacional underground: Mauricio Boka (bateria, Ratos de Porão), Nando Zambelli (guitarra, ex-Garage Fuzz), Marcus Vinicius (vocal e guitarra, ex-Bayside Kings) e Gabriel Imakawa (baixo, Jerseys). O som inovador mistura elementos do stoner rock, heavy metal, grunge e rock dos anos 70, com influências dos anos 90. O álbum de estreia Sea Sound (2022) recebeu críticas positivas pela sua versatilidade e inovação, agora, a banda irá lançar o EP Beyond City Limits.
Urdza
Inicialmente, a banda focava em covers de bandas como Iron Maiden, Judas Priest e Metallica. Então, decidiram entrar no circuito da música autoral e lançaram o seu primeiro álbum, A War With Myself, com produção de Leandro Caçoilo e Thiago Bianchi. O jogo de cartas Magic: The Gathering serviu de inspiração para o nome e letras da banda. Com boa recepção do público, a banda é conhecida por seus riffs pesados, vocais marcantes e letras reflexivas, o que rendeu shows como banda de abertura para o Saxon, Burning Witches e Angra.
Supersonido
O grupo carioca de hard rock é composto por Daniel Marques (vocal), Alex Ketzer (guitarra), Daniel Gringo (guitarra), Rafael Baiano (baixo) e Rodrigo Tartaro (bateria). Eles lançaram um álbum de estreia homônimo em 2016, e um segundo álbum, In Tenebris Lux, em 2024, que apresenta a sonoridade mais pesada e envolvente da banda. Supersonido se destaca por suas letras em português com instrumental com influências estrangeiras. Recentemente, a banda lançou uma versão do single de sucesso “Você Sabe Quem Sou”, com a participação de mais de 30 músicos da Nova Onda do Rock Carioca.
Hellway Train
Honrando o legado do heavy metal mineiro, Hellway Train foca em sonoridades inspiradas no hard rock e heavy metal dos anos 80. Formada em 2010 pelo vocalista Marc Hellway, após um período de pausa, a banda retornou em 2020 com um som mais pesado, incorporando elementos de synthwave e até mesmo death metal, que pode ser visto no álbum Borderline (2024). O grupo aborda temas complexos como doenças psicológicas e a relação entre insanidade e sanidade, explorando universos literários, cinematográficos e de quadrinhos, além de referências ao universo BDSM. A banda é a grande aposta para quem gosta do heavy metal oldschool.
Miasthenia
Sem dúvidas, Miasthenia é uma das grandes bandas nacionais de black metal melódico e pagan metal. Conhecida por suas letras profundas e conceituais que exploram a história e a ancestralidade dos povos originários das Américas, a banda se destaca por sua sonoridade agressiva e atmosferas densas, combinadas com vocais em português que narram histórias e resistências. A banda é liderada pela vocalista e tecladista Susane Hécate, que também é historiadora, o que contribui para a pesquisa e o rigor histórico presentes nas letras da banda.
LEIA TAMBÉM: Lançamentos de rock e metal da semana: VIPER, Foo Fighters, Dropkick Murphys e mais!
