Deep Purple já tem planos de um novo álbum com lançamento previsto para junho. 

Em entrevista ao Songwriting For Songwriters, o vocalista Ian Gillan disse que a banda está finalizando o novo disco e revelou detalhes do sucessor de =1, lançado em julho de 2024 [transcrição via Blabbermouth].

“Não posso revelar muito agora, mas é basicamente muito otimista. Digamos que há um tema geral. É uma ideia conceitual bastante vaga sobre o fim da humanidade, mas não tão sombria quanto parece. Na verdade, é muito otimista. Trata-se da metamorfose da humanidade em um estado metafísico, nossa próxima encarnação. É um pouco cedo para dar entrevistas sobre isso. Não me refiro à hora do dia. Quero dizer que o álbum só será lançado em junho, então não quero revelar muito”, revelou Gillan.

O processo criativo do Deep Purple

O músico de 80 anos também explicou que o processo criativo do Deep Purple é baseado em longas jams coletivas, nas quais os músicos improvisam livremente por dias até que ideias, climas e riffs sejam selecionados e desenvolvidos. 

“Por exemplo, a rotina de trabalho do Purple sempre foi a mesma. Vamos para um lugar por uma semana ou 10 dias e nos reunimos todos os dias. Começamos ao meio-dia, terminamos às seis e paramos para o chá às três. É como ir para o escritório. E os caras simplesmente começam a tocar, e é tudo improvisado. […] Basicamente, é uma jam de uma semana ou oito dias. E de vez em quando, alguém acena para o outro e diz: ‘Ok, isso vale a pena guardar’, uma ideia, um clima, um ritmo, uma sequência ou algo assim, e nós gravamos e voltamos no final da sessão com provavelmente 35 ou 40 ideias”, disse ele.

Segundo ele, as músicas nascem principalmente dessas sessões, enquanto sua contribuição acontece depois, ao ajustar vocais e letras às estruturas já criadas.

“Basicamente, são os caras que montam as músicas. E eu só tenho que… O que eu chamo de ‘cavalgar o cavalo’. E quando se trata de sentar sozinho e moldar minha contribuição, eu tenho que me encaixar perfeitamente. Mas, por outro lado, é fácil se sentir sobrecarregado com algo assim, porque é um desafio enorme. Então, adotei essa atitude de assumir o controle, de dominar completamente e fazer com que soe não como se eu estivesse entrando depois, mas como se a ideia toda tivesse surgido da música primeiro. Então, tenho total liberdade em termos de letras, mas obviamente existe uma questão de atmosfera. E precisa combinar com as músicas”, revelou ele.

Em entrevista para a Third Age Trust, Ian Gillan revelou que Deep Purple começará a turnê entre abril e novembro com uma série de shows que incluirá uma nova passagem pela América do Sul.

A última passagem do grupo pelo país aconteceu em junho deste ano, para uma única apresentação no Best of Blues and Rock, em São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Deep Purple: Ian Gillan revela perda de visão e pensa em aposentadoria

Categorias: Notícias

Repórter e Fotógrafa em cobertura de shows, resenhas, matérias, hard news e entrevistas. Experiência em shows, grandes festivais e eventos (mais de mil shows pelo mundo). Portfólio com matérias e entrevistas na Metal Hammer Portugal, Metal Hammer Espanha, The Metal Circus (Espanha) Metal Injection (EUA), Wikimetal e outros sites brasileiros de cultura e entretenimento. Também conhecida como A Menina que Colecionava Discos - [email protected]