Ian Gillan, vocalista do Deep Purple, afirmou que a aposentadoria da música pode estar mais perto do que o público imagina. Aos 80 anos, o músico revelou em entrevista à revista Uncut que enfrenta uma perda significativa de visão, condição que vem impactando sua rotina e seu trabalho.

Gillan, que encerrou recentemente uma turnê de arenas com o Deep Purple, incluindo apresentação no Brasil em junho, disse que possui apenas cerca de 30% da visão. Segundo ele, a limitação dificulta tarefas cotidianas, como trabalhar no computador, e exige adaptações constantes. O vocalista disse [via Music-News]: “Isso não vai melhorar. Torna a vida misteriosa. A coisa mais difícil é trabalhar no meu laptop. Não consigo ver nada na tela a menos que use minha visão periférica – capto uma linha olhando de lado. Mas você dá um jeito. Você se adapta”.

O cantor comentou que, apesar das mudanças trazidas pela idade, tenta manter a rotina profissional. Ele descreveu o processo como gradual e inevitável, reconhecendo que pode deixar os palcos. “Se eu perder a energia, vou parar. Não quero envergonhar ninguém. Não estamos muito longe disso. Acontece aos poucos – você nem percebe”, afirmou. “Mas isso não é como um trabalho normal. Está tudo na sua mente. A escrita certamente é, assim como a habilidade. E esses caras com quem eu trabalho parecem estar sempre melhorando. O difícil é impedi-los de crescer”.

Mesmo com a perspectiva de encerrar a carreira, o Deep Purple segue em atividade. Em novembro, o grupo se apresenta em Dubai e Kuala Lumpur. Para 2026, estão previstos shows no Japão e uma agenda de festivais e concertos pela Europa. Além disso, Gillan também afirmou que uma nova passagem pela América do Sul também está nos planos.

LEIA TAMBÉM: Best of Blues and Rock 2025: Deep Purple encerra festival com show atemporal

Categorias: Notícias

Repórter e Fotógrafa em cobertura de shows, resenhas, matérias, hard news e entrevistas. Experiência em shows, grandes festivais e eventos (mais de mil shows pelo mundo). Portfólio com matérias e entrevistas na Metal Hammer Portugal, Metal Hammer Espanha, The Metal Circus (Espanha) Metal Injection (EUA), Wikimetal e outros sites brasileiros de cultura e entretenimento. Também conhecida como A Menina que Colecionava Discos - [email protected]