Dave Mustaine falou sobre um dos momentos mais comentados do novo e último álbum do Megadeth: a versão inédita de “Ride the Lightning”, clássica faixa do Metallica de 1984 que ele co-escreveu antes de sua saída da banda.
Em entrevista ao canal MariskalRockTV, o guitarrista explicou por que optou por não fazer grandes mudanças no solo de guitarra da versão de “Ride The Lightning” gravada pelo Megadeth e o registro original de 1984 do Metallica, feita por Kirk Hammett [trascrição via Blabbermouth].
“Eu acho que Kirk… Se você ouvir a demo de No Life ‘Til Leather [do Metallica, de 1982] e depois ouvir o álbum Kill ‘Em All, fica bem claro que Kirk recebeu algumas instruções [sobre como abordar os solos de guitarra naquele álbum]. Foi nota por nota? Não. Mas foi bem próximo. Então, quando surgiu a oportunidade de fazer ‘Ride The Lightning’ [com o Megadeth], eu não sentia que conhecia muito bem a música, e não me lembro do que toquei naquela música, para Ride The Lightning [o álbum]. Tive dificuldade em encontrar alguma coisa em que eu tivesse tocado. Então pensamos: ‘Que se dane. Teemu [Mäntysaari, atual guitarrista do Megadeth] e eu vamos dividir o solo, metade para ele e metade para mim, e acabou que Teemu fez um pouco mais da metade.”
O novo álbum do Megadeth tem lançamento previsto para 23 de janeiro de 2026. e a turnê de despedida terá início já em 2026. No Brasil, a banda confirmou única apresentação no dia 02 de maio, no Espaço Unimed, em São Paulo. Os ingressos já estão esgotados.
A ideia do Megadeth lançar um cover do Metallica
Dave Mustaine também falou sobre a falou sobre sua decisão de incluir sua versão de “Ride The Lightning” no álbum.
“Provavelmente porque era a música que melhor representava minha influência na guitarra. O acorde spider… Você sabe como eu faço o acorde spider. E aí tem uma coisa chamada grunhido, onde eu toco o acorde meio tom abaixo da nota que eu quero alcançar. Eu pressiono a corda e deslizo para dentro dela… É bem mais pesado. Então, para mim, eu chamo isso de grunhido. Acordes spider e grunhido estão em ‘Ride The Lightning”, explicou ele.
Dave continuou: “Tendo escrito tantas músicas com o… [Metallica] As pessoas acham que eu escrevi muito, mas naquele disco [Ride The Lightning], foram ‘The Call Of Ktulu’, que antes se chamava ‘When Hell Freezes Over’, e [a faixa-título] ‘Ride The Lightning’. E o álbum anterior [o álbum de estreia do Metallica, de 1983, Kill ‘Em All] tinha quatro músicas que eu co-escrevi”.
Em entrevista exclusiva à Kerrang! em novembro passado, Dave Mustaine enfatizou que a faixa não é um cover: “Eu também escrevi a música, não acho que seja um cover. Depois de gravarmos, tocamos para algumas pessoas, e muitos dos nossos conhecidos são fãs daquela banda [Metallica] e daquela música, então eles sabiam exatamente o que estavam ouvindo, a versão A versus a B, e o consenso foi praticamente o mesmo: fizemos uma homenagem à altura. Acho que fomos pelo menos tão bons quanto eles, talvez um pouco mais rápidos.
LEIA TAMBÉM: Dave Mustaine rejeita ex-membros do Megadeth na turnê final: “Não é um show de fantoches”
