Daron Malakian, guitarrista, vocalista e membro fundador do System of a Down, fez uma longa participação no podcast do produtor musical Rick Rubin, Tetragrammaton (parte um e parte dois). Nela, falou sobre sua relação com o metal e seus diversos subgêneros, além de contar sobre o momento em que tocou com o Metallica, bem cedo em sua carreira.
Em julho de 2000, o Metallica se apresentava com a turnê Summer Sanitarium, onde também tocavam as bandas System of a Down, Powerman 5000, Kid Rock e Korn. Nesse período, James Hetfield se machucou durante um passeio de jet ski, mas isso não impediu sua banda de se apresentar.
“Todas as bandas de abertura já tinham tocado, então o Metallica subiu ao palco. Jason Newsted cantava, e os caras do Korn apareceram para tocar um cover de uma música do Cheech & Chong. Eles não sabiam o que fazer porque James não estava lá”, contou.
Nesse momento, Malakian teve uma atitude ousada: “Virei para meu técnico e disse: ‘Ouça, cara. Diga ao técnico deles que eu conheço muitas músicas deles porque aprendi tudo tocando em uma garagem com outros caras. Sei muito do …And Justice For All para trás’. Logo depois, ele voltou e me chamou para acompanhá-lo. Nunca tinha conhecido o Metallica.”
“Em seguida, eu já estava no outro lado do palco. Me entregaram uma Les Paul, acredito que era do Kirk Hammet. E todos eles disseram: ‘Certo, vá’. Eram 60.000 pessoas diante de mim (risos).”
Para o guitarrista do System of a Down, a situação era surreal, especialmente por sua banda não ser muito conhecida na época: “Nossa banda ainda não era grande, eu era um moleque de 22 anos. Não acreditava nem que podíamos abrir para o Metallica, tudo era novo nesse ponto da minha vida.”
“Me perguntaram que música eu sabia, respondi ‘Master of Puppets’. E lá estou eu, tocando ‘Master of Puppets’ diante de 60.000 pessoas. Pensei ‘Quem vai cantar? Dane-se, vou cantar’ e cantei.”
Malakian conta que, após esse show, a banda quis que ele continuasse no posto de guitarrista, já que Hetfield ainda não poderia tocar: “De repente, Kirk Hammet está na minha frente com uma guitarra, e digo ‘Ei, conheço todo o seu material antigo, mas não sei nada de Load ou Reload’. Kirk passou a tentar me ensinar coisas do Load. Logo depois, me disseram: ‘Tire suas coisas do ônibus, você vem conosco no jato particular”.
Daron Malakian “salvou o dia” do Metallica
Apesar do preparo de Malakian para tocar um setlist inteiro, o Metallica decidiu dividir o espaço de Hetfield com os outros músicos presentes na turnê. Porém, o guitarrista pôde continuar participando dos shows da banda, tocando “One” com Kid Rock nos vocais na noite seguinte.
“Foi insano, jamais me esquecerei disso. Mesmo mais tarde, os técnicos vinham até mim em outras turnês e diziam: ‘Não pense que esquecemos o que você fez. Você arrasou naquele dia. Eles estavam com dificuldades. Você foi lá e tocou ‘Master of Puppets’. É, cara, isso aconteceu. Apesar da minha banda ter chegado onde está atualmente, essa história ainda me dá arrepios. Tive a chance de experimentar isso naquele ponto da minha carreira”, encerrou.
LEIA TAMBÉM: Dave Mustaine rejeita ex-membros do Megadeth na turnê final: “Não é um show de fantoches”
