O Weezer é uma banda com completa noção de seu potencial de memes na internet. Rivers Cuomo, o vocalista, é muito influente no Twitter e sempre interage com os fãs. Foi assim que a banda criou um álbum inteiro.

Tudo começou quando uma fã da banda criou uma campanha para que eles regravassem “Africa”, hit da banda Toto nos Anos 80. E deu mais que certo. Os caras gravaram, lançaram, fizeram edição limitada em vinil e ainda voltaram às paradas pela primeira vez em longos anos por causa do som.

Foi então que, do nada, quebrando todos os paradigmas da indústria musical, o Weezer lançou um álbum inteiro com covers, sem anúncio e sem se preocupar com o fato de que, meses depois, lançariam um disco de inéditas.

Com uma qualidade fantástica de covers, fica difícil escolher o melhor. Mas, em preparação ao show do Weezer no Itaipava de Som a Sol, o Wikimetal ranqueou os covers e apresenta a lista agora. Confira:

10 – “Stand By Me”

“Stand By Me” é um clássico e seria difícil qualquer cover ser melhor do que o original. O Weezer fez um ótimo trabalho aqui, mas, entre tantos covers ótimos, este é definitivamente o que menos se destacou.

9 – “Mr. Blue Sky”

O guitarrista Brian Bell falou sobre o cover: “Eu espero que não se torne um hit, porque é muito desafiador. Estou com medo de que soe muito bem”. E realmente soa. É interessante como a música, originalmente do Electric Light Orchestra, ficou com toda a cara do Weezer.

8 – “No Scrubs”

Pra quem não lembra, “No Scrubs” é da girl band TLC, que fez muito sucesso nos anos 1990. Mais uma vez, uma bela adaptação do Weezer, que conseguiu colocar sua cara na faixa. O vocalista Rivers Cuomo comentou sobre ter dúvida se mudava o gênero dos pronomes da música. Até que viu um tweet que falava: “Se você é um cara fazendo cover de uma música feita por uma mulher, você tem que manter os pronomes. Por esses três minutos, você é gay”. Então ele pensou: “Legal, vamos tentar assim”.

7 – “Billie Jean”

Fazer um cover de Michael Jackson é sempre um desafio enorme. O cantor original gravou 75 faixas de vocais, dobrando e triplicando tudo. Cuomo gravou tudo em sete horas. Pelo esforço homérico, o cover de “Billie Jean” fica na sétima posição.

6 – “Take On Me”

O cover do a-ha já era feito ao vivo por Rivers Cuomo nos shows da banda e sempre foi um sucesso, com o público cantando junto. Tudo combina com o Weezer, inclusive o alcance vocal do vocalista. Por mais que a versão tenha ficado bastante parecida com a original, vale o sexto lugar na lista.

5 – “Everybody Wants To Rule The World”

Esse é mais um caso de como tudo se encaixa perfeitamente. O cover de Tears For Fears caiu como uma luva pro Weezer, que fez uma versão perto da original, mas com todo um estilo próprio. Sem contar que os riffs de guitarra são muito bem executados e combinam com a vibe nova.

4 – “Africa”

O cover que começou tudo depois de um pedido dos fãs. Ele só aconteceu porque o baterista Patrick Wilson é fã de rock clássico e ficou empolgado com a ideia. Se não fosse por “Africa”, do Toto, o disco não existiria. Por isso o quarto lugar na lista.

3 – “Sweet Dreams (Are Made Of This)”

Dos covers menos inusitados, “Sweet Dreams (Are Made Of This)” é o melhor. Tudo conspira para que dê certo, os vocais, os estilos das bandas. Rivers Cuomo comentou que a maior dificuldade ao gravar a música foi achar a pronúncia certa de “this”, para que rimasse com o restante da letra. Ainda bem que ele achou.

2 – “Happy Together”

Essa versão surgiu com um pedido do diretor de cinema Spike Jonze, para a trilha sonora do filme ‘Adaptação’. No final, o diretor não gostou da versão, o que é um absurdo. O cover do Weezer vai crescendo na medida que se houve e chega ao status de hino.

1 – “Paranoid”

Ok, talvez aqui o nosso gosto por metal tenha favorecido a escolha de “Paranoid”, do Black Sabbath, como melhor cover. É ótimo ver o Weezer entrando na seara do rock pesado e ouvir o guitarrista Brian Bell incorporando o vocal do Ozzy. Sem contar o belo solo de Cuomo. Tá aí o primeiro lugar da lista.

Tags:
Categorias: Listas Notícias