Chris Dreja, guitarrista fundador do The Yardbirds, morreu nesta quinta-feira, 02 de outubro, aos 79 anos. A informação foi divulgada nas redes sociais por sua cunhada, Muriel Levy.
O músico, únco a tocar em todos os lançamentos The Yardbirds, morreu devido a problemas de saúde não especificados. Confira a nota deixada por Muriel Levy:
“É com profunda tristeza que anuncio que meu cunhado Chris Dreja, ex-integrante da lendária banda The Yardbirds, guitarrista base e baixista, faleceu após anos de problemas de saúde. Compartilho a dor com minha irmã Kate, que cuidou dele durante todos esses anos, e com sua filha Jackie. Que ele descanse em paz”.
Chris Dreja fundou o The Yardbirds em 1965, com o vocalista Keith Relf, o guitarrista Top Topham, o baixista Paul Samwell-Smith e o baterista Jim McCarty. Tocou ao lado de Eric Clapton (que substituiu Topham em poucos meses), Jeff Beck (que substituiu Clapton em 1965) e Jimmy Page, que inicialmente se juntou ao grupo para tocar baixo em 1966. Ele permaneceu na banda até a separação em 1968.
Led Zeppelin nasceu quando Jimmy Page, Robert Plant, John Bonham e John Paul Jones tocaram nas datas escandinavas como os New Yardbirds em setembro de 1968. Chris Dreja também era fotógrafo, tirou a foto da banda que apareceu na contracapa do Led Zeppelin I e, posteriormente, fotografou
os Beatles, Bob Dylan, os Righteous Brothers, Andy Warhol e muitos outros.
LEIA TAMBÉM: Led Zeppelin relembra The New Yardbirds em segundo episódio da série histórica
