O Black Sabbath foi formado em Birmingham, na Inglaterra, em 1968 pelo baixista Geezer Butler, o guitarrista Tony Iommi, o baterista Bill Ward e o vocalista Ozzy Osbourne. Seu álbum de estreia, lançado em 13 de Fevereiro de 1969 é por muitos considerado o nascimento do heavy metal.

Com a mesma formação, o Black Sabbath lançou álbuns clássicos, como Paranoid (1970), Master of Reality (1971). A banda continuou na mesma formação até 1979, quando após o lançamento do álbum Never Say Die Ozzy foi demitido por abuso de drogas.

O vocalista do Rainbow, Ronnie James Dio, foi chamado para entrar em seu lugar. Em abril de 1980, a banda lançou o clássico Heaven And Hell. No mesmo ano, Bill Ward saiu da banda, e Vinny Apice entrou no seu lugar. Em 1982, após o álbum ao vivo Live Evil, Dio saiu da banda.

Após Dio, o Black Sabbath, ainda contou com diferentes nomes no vocal, com destaques para Ian Gillan, Rob Halford, Glenn Hughes e Tony Martin (Clique aqui para ver um infográfico completo das formações do Black Sabbath). A banda também contou com diversos bateristas e alguns baixistas; Tony Iommi é o único membro da banda presente em todas as suas fases.

A formação original do Black Sabbath chegou a se reunir para shows em 1997 e em 2011 anunciou que faria um novo álbum com os membros originais. No ano seguinte, Ward alegou que não lhe havia sido oferecido um contrato justo e saiu da reunião. Em 2013, o Black Sabbath lançou seu último álbum, 13, com o baterista Brad Wilk.

Com dois Grammys, e presentes no Hall Of Fame americano e do Reino Unido, o Black Sabbath já vendeu mais de 70 milhões de álbuns e é considerado por muitos a banda pioneira de heavy metal.

Confira tudo que já publicamos sobre o Black Sabbath aqui.

Categorias: Everything