O tão esperado show de despedida do Black Sabbath aconteceu no último sábado, dia 5 de julho, no Villa Park em Birmingham, no Reino Unido. Cerca de 40 mil pessoas compareceram ao evento, com 5,8 milhões de pessoas assistindo ao show online.
Intitulado Back To The Beginning, o último show da maior banda de heavy metal reuniu os quatro membros originais da banda. O vocalista Ozzy Osbourne, o baixista Geezer Butler, o guitarrista Tony Iommi e o baterista Bill Ward tocaram pela primeira e última vez em 20 anos.
Agora, muitos fãs se perguntam qual será o caminho que cada integrante irá seguir. Ozzy Osbourne afirmou que Black Sabbath nunca mais estará no palco novamente, contudo, o Wikimetal reuniu os planos futuros do quarteto.
Ozzy Osbourne
Apesar de estar enfrentando problemas de saúde, incluindo Parkinson, e ter dificuldades para andar, Ozzy planeja continuar ativo na música, dedicando-se à gravação de novas músicas e a projetos paralelos, além de participar de eventos. Entretanto, sua esposa/empresária Sharon garantiu em uma entrevista à Metal Hammer que “Literalmente, depois disso, vamos para casa e fechamos a porta”.
Ela também disse que “Tudo o que o Ozzy sempre quis fazer, ele já fez. Todos os lugares a que ele sempre quis ir. Ele simplesmente teve uma vida incrível”. Sua próxima aparição pública será na Comic Con Midlands, de Birmingham, com Sharon, sua filha Kelly e seu filho Jack. A família fará sessões de autógrafos e fotos nos dois dias do evento, que acontecerá no National Exhibition Centre nos dias 12 e 13 de julho.
Geezer Butler
O baixista é o único que não enfrenta problemas graves de saúde nos últimos anos, provando isso com sua atuação maravilhosa no show de despedida, mostrando-se saudável e tocando com a mesma intensidade, dedicação, firmeza, energia e precisão. Porém, Geezer Butler afirmou tocar apenas por diversão em seu estúdio caseiro, sem pretensão de lançar nada novo, anunciando sua aposentadoria da música. O lendário baixista alega não ter mais disposição para longas turnês e novos projetos, após a tentativa frustrada com o supergrupo Deadland Ritual [via 102 FM].
Tony Iommi
O lendário guitarrista está trabalhando em um novo álbum solo, sem previsão de lançamento. Em entrevista à SiriusXM, Tony contou: “Eu estava gravando meu próprio álbum até que o ‘Back To The Beginning’ surgiu, e então, é claro, tive que parar e me concentrar na apresentação. Mas continuo nas próximas semanas, tentando terminar o que comecei com este álbum”. Tony Iommi também trabalha em remasterizações do catálogo do Black Sabbath, prometendo relançar o álbum Born Again, único álbum do grupo com o vocalista Ian Gillan.
Recentemente, participou do single “Rocket” do astro pop britânico Robbie Williams. Tony garantiu que não vai parar [via Blabbermouth]: “Não posso parar. Preciso continuar. Gosto do que faço. E é ótimo ser criativo. Adoro criar música. Foi isso que me fez começar e é isso que provavelmente vai me levar ao fim. E haverá mais coisas minhas. E estou me envolvendo mais. Há muito mais por vir. Então, estou ansioso por isso.”
Bill Ward
O baterista afirmou que a apresentação com o Black Sabbath lhe deu a chance de reviver os dias de glória com a banda, agradecendo aos seus companheiros [via Ultimate Guitar]. Mas Bill não pretende parar. Em entrevista dada recentemente à LA Radio Sessions, o baterista contou sobre seus planos de lançar novas músicas solo nos próximos meses.
O disco que Bill vai lançar já tem nome, Beyond Aston, e conta atualmente com 26 faixas desenvolvidas: “Estivemos no estúdio. Temos vivido no estúdio, é o que temos feito. E temos dois álbuns que estão quase prontos. Nós vamos lançá-los e estamos finalizando. Temos que voltar ao estúdio em cerca de mais uma semana. E temos quatro dias restantes para terminar nossas overdubs finais para o álbum mais novo que será lançado. E ainda não o mixamos. Mas faremos isso também”.
LEIA TAMBÉM: Black Sabbath: Último show arrecadou US$190 milhões para caridade, diz Tom Morello
