Texto escrito pelo WikiBrother Gabriel Brandino, do @moshinhell

“Iron Man” é sem dúvida um dos maiores clássicos do Black Sabbath, e também da história do heavy metal.

A música foi escrita no final dos anos 60, e por mais que tenha sido bastante ligada ao personagem de mesmo nome da Marvel, ele nada tem a ver com a canção.

Geezer Butler, baixista da banda, e que foi quem escreveu a letra da música, já declarou que nunca tinha ouvido falar no super-herói, Homem de Ferro, que foi criado anos antes, em 1963.

A ideia inicial surgiu quando Ozzy Osbourne disse que seria legal ter uma música falando sobre um Iron Man ou Iron Bloke (homem de ferrou, ou cara de ferro).

Butler que sempre foi fascinado por histórias de ficção, terror e místicismo, na hora pensou em criar uma história de ficção científica em torno daquilo. Outro fator que ajudou em sua inspiração foi principalmente porque ele estava fascinado com a época em que viviam, a era da “corrida espacial”.

A história da música fala sobre um homem que vai para o futuro (mas não é explicado como ele consegue fazer isso), e lá ele testemunha o apocalipse, causando o extermínio de toda a humanidade.

Quando ele tenta voltar ao presente, ele tem seu corpo transformado em ferro, e também perde a capacidade de se comunicar, por conta de um campo magnético ao qual ele tem contato.

“Ele está vivo ou morto? […]
Ele foi transformado em aço
No poderoso campo magnético
Quando ele viajou no tempo
Para o futuro da humanidade.”

Ele então tenta alertar as pessoas sobre sua visão do futuro, mas é em vão, pois ele não consegue se comunicar com ninguém, e acaba sendo ridicularizado pela sua aparência e por ser “diferente”.

Por conta disso, se sente injustiçado e desamparado, ele quer ajudar as pessoas, mas ninguém o leva a sério.

“Ninguém o quer
Ele apenas encara o mundo
Planejando sua vingança
Que irá em breve realizar.”

O homem de ferro em sua busca por vingança, fica completamente cego por conta de seu poder absurdo, e acaba por destruir toda a vida na terra.

Sendo assim, ele mesmo causa a profecia que viu quando viajou ao futuro, e acaba por matar todas as pessoas que ele estava tentando salvar.

“Agora é a hora
Para o homem de ferro espalhar o medo
Vingança que vem da sepultura
Matando as pessoas que um dia ele salvou.”

LEIA TAMBÉM: Um poema que o Iron Maiden transformou em uma das melhores músicas da banda

Categorias: Notícias