Biff Byford, vocalista do Saxon, revelou que completou o tratamento para o câncer de intestino que vinha enfrentando. Em agosto, o britânico havia anunciado o diagnostico da doença. Por conta disso, sua banda precisou cancelar uma série de datas na Europa.
Em publicação feita nas redes sociais do Saxon, Byford disse que o processo de quimioterapia está concluído e que agora irá em entrar em forma para poder retornar aos palcos logo. O frontman também disse estar gravando os vocais para o próximo álbum do Saxon – previsto para sair em 2026.
“Oi, Biff aqui! Acabei de terminar a quimioterapia e agora vou focar para estar em forma, andar de bicicleta e gravar vocais para o novo álbum. Estamos ensaiando para a turnê no Reino Unido, que começa em Belfast no início de novembro. Vamos tocar o Wheels of Steel completo no set, junto com outras músicas. Udo Dirkschneider tocará Balls to the Wall do Accept e o Tygers of Pan Tang terá um setlist especial em Newcastle. Também temos uma nova banda chamada Untamed Silence abrindo para a gente em Manchester e Sheffield. Vai ser uma grande turnê, com alguns ingressos ainda disponíveis, então é só garantir o seu e nos ver lá. Paz e sossego”, disse [transcrição via Blabbermouth].
Biff Byford finaliza tratamento de câncer, inicialmente diagnosticado como um problema na próstata
Em 15 de agosto, Biff divulgou uma mensagem de vídeo explicando que havia feito uma operação para remover um tumor na próstata. No entanto, quatro dias depois, ele corrigiu e revelou que estava com um câncer de intestino. Um câncer encontrado em qualquer parte do intestino grosso, incluindo o cólon e o reto.
Na época, ele divulgou a seguinte mensagem nas redes sociais:
“Primeiramente, obrigado a todos pelas maravilhosas mensagens de apoio. Isso realmente significa muito para mim. Após a publicação de sexta-feira, gostaria de esclarecer algumas coisas que parecem ter sido um pouco mal interpretadas. Primeiramente, gostaria de esclarecer rapidamente que, na verdade, tenho câncer de intestino, não de próstata, embora tenha feito um exame de próstata. Além disso, como noticiado em alguns meios de comunicação, não adiamos todos os nossos próximos shows, apenas os que coincidiram com as minhas sessões de quimioterapia”.
Em setembro de 2019, Biff sofreu um ataque cardíaco e passou por uma cirurgia de ponte de safena tripla de emergência. Em agosto de 2024, passou por outra cirurgia para tratar flutter atrial, um tipo de anormalidade do ritmo cardíaco, ou arritmia, que faz com que as câmaras superiores do coração (átrios) batam muito rápido.
LEIA TAMBÉM: Shows no Brasil em 2026: agenda de rock e heavy metal
