Black Sabbath se prepara para o tão aguardado show de despedida que acontece neste sábado, dia 5 de julho no Villa Park em Birmingham, no Reino Unido. 

Intitulado Back To The Beginning, o último show da maior banda de heavy metal reunirá os quatro membros originais da banda – O vocalista Ozzy Osbourne, o baixista Geezer Butler, o guitarrista Tony Iommi e o baterista Bill Ward – para tocar pela primeira e última vez em 20 anos.

Os ingressos para o show esgotaram rapidamente após o anúncio em fevereiro, contudo, a banda confirmou a transmissão ao vivo do evento. Os ingressos para o streaming já estão à venda.

Além do grupo, o lineup do festival conta com gigantes do rock e do metal como Metallica, Guns N’ Roses, Tool, Slayer, Alice In Chains, Pantera, Gojira, Halestorm, Lamb of God, Anthrax, Mastodon, Rival Sons, além de outras bandas já confirmadas.

A expectativa é alta, e todos estão curiosos para saber quais músicas do Black Sabbath cada artista vai fazer um cover. O único que revelou sua participação foi Sammy Hagar, que anteriormente, anunciou que fará um cover de “Flying High Again”.

Wikimetal listou abaixo alguns palpites dado pelo site Ultimate Classic Rock:

Black Sabbath e os clássicos

É justo que as estrelas da noite toquem as músicas mais populares. Não teria abertura melhor do que “Black Sabbath”, e “Iron Man” e “Paranoid”. Porém, não pode falta também “Children of the Grave”. É provável que alguns convidados da noite entrem para dar suporte ao Ozzy durante a apresentação do Black Sabbath.

Carreira solo de Ozzy Osbourne

Certamente, Ozzy também vai se despedir de sua carreira solo. Pode ser que ele toque algumas de suas músicas antes de se juntar aos seus companheiros de banda. Vamos sugerir as canções “Crazy Train” e “Mama, I’m Coming Home” – como também não pode faltar “Bark at the Moon”.

Metallica pode tocar o que quiser

Metallica pode tocar o que quiser. Eles já fizeram vários covers do Sabbath, incluindo um ótimo medley de “Sabbra Cadabra” e “A National Acrobat” no álbum Garage Inc. (1998). Eles também se apresentaram no Hall da Fama do Rock and Roll em 2005, tocando “Iron Man” e “Hole in the Sky”.

Porém, em uma entrevista de 2023, James Hetfield ofereceu outra possibilidade tentadora, citando “Into the Void” como sua música favorita do Sabbath enquanto elogiava Tony Iommi: “Ele pode ir do riff mais pesado de doom para um modo alegre e ainda soaria pesado.”

Guns N’ Roses

Axl Rose já fez um cover de Sabbath, da faixa “It’s Alright”, no álbum Live Era ’87-’93 do Guns N’ Roses. Mas talvez a banda toque uma música mais famosa no show de despedida.

TOOL

A psicodélica “Planet Caravan” parece a combinação perfeita para o Tool, e para os vocais de Maynard James Keenan. Mas a faixa pode ser do Pantera, que tem um grande domínio sobre essa música há mais de 30 anos, tendo regravado o disco em seu álbum Far Beyond Drive. “NIB” ou “Killing Yourself to Live” poderiam ser boas escolhas, mas que tal “Megalomania”?

Pantera

Como mencionado acima, o Pantera provavelmente pode tocar “Planet Caravan”. Mas se preferirem mudar um pouco, ainda sobram algumas faixas legais. Zakk Wylde, atualmente em turnê como membro do Pantera, e o mais animada já declarou ao Chaz and AJ in the Morning: “No que me diz respeito, sou um jogador de equipe. O que vocês precisarem que eu faça — qualquer rota de passe que vocês precisarem que eu execute, eu executarei.”

Slayer

Kerry King, do Slayer, promete que os fãs ficarão felizes com a música que escolheu para o show de despedida do Sabbath. O guitarrista disse à Rolling Stone Brasil: “Arrastei os pés e escolhi nossa música bem tarde, quando não havia tantas opções óbvias. Mas a que eu escolhi vai ficar muito legal… Vai ser de arrasar”. O Slayer fez um cover da faixa “Hand of Doom”, mas alguns alguns fãs no Reddit deram outra boa ideia: “Symptom of the Universe” do Sabotage .

Alice in Chains

Alice in Chains abriu muitos shows para Ozzy e Black Sabbath no início da carreira, e recrutou o baixista de longa data Mike Inez da banda solo de Osbourne em 1993. A banda já fez cover de “Sweet Leaf” em pelo menos duas ocasiões, e soa muito bem, então talvez seja essa uma boa escolha. Jerry Cantrel disse ao Rock Feed: “Estou muito animado para ver isso e tentar fazer justiça a essas músicas, aprendendo algumas músicas legais para tocar no show”.

LEIA TAMBÉM: Black Sabbath: Veja primeira foto da formação original desde o fim da banda em 2011

Categorias: Notícias

Repórter e Fotógrafa em cobertura de shows, resenhas, matérias, hard news e entrevistas. Experiência em shows, grandes festivais e eventos (mais de mil shows pelo mundo). Portfólio com matérias e entrevistas na Metal Hammer Portugal, Metal Hammer Espanha, The Metal Circus (Espanha) Metal Injection (EUA), Wikimetal e outros sites brasileiros de cultura e entretenimento. Também conhecida como A Menina que Colecionava Discos - jessica@wikimetal.com.br