Texto escrito em parceria com Igor Nicodemo:
Cristina A. Rheims, pesquisadora científica do Instituto Butantan e fã de rock e de metal, descobriu novas espécies de aranhas no Brasil. Como homenagem, colocou nomes de ídolos do rock nos aracnídeos.
O novo gênero de Sparianthinae, os Extraordinarius, foram descobertos no sudeste brasileiro. Ele inclui Extraordinarius andrematosi, de São Paulo, E. brucedickinsoni, de Minas Gerais e E. klausmeinei e E. rickalleni, do Espírito Santo.
No artigo original, a autora ainda destaca a exclusividade das aranhas em fazerem parte do único gênero Neotropical da subfamília (Sparianthinae) que apresenta nos machos um grande pedipalpo com condutor esclerotizado em formato de “Z”. Pedipalpo nos machos é utilizado na reprodução.
Em conversa com o Wikimetal, Cristina falou sobre o trabalho:
“As espécies fazem parte de uma família de aranhas (Sparassidae) que compõe minha linha de pesquisa. Até agora não tinham sido oficialmente descritas. Eu já queria homenagear o Rick Allen faz algum tempo. Acho ele uma pessoa extraordinária e um exemplo de superação. O material eu já tinha separado há algum tempo, mas não tinha efetivamente sentado para fazer o trabalho (uma daquelas coisas “da gaveta”). Quando o Andre [Matos] faleceu, resolvi fazer uma homenagem. Como tinham 4 espécies, selecionei artistas de bandas que eu gosto e dei ao gênero o nome de Extraordinarius. Primeiro porque os bichos têm algumas estruturas bem diferentes e segundo porque os homenageados são extraordinários.”