No último domingo (3), o Tokio Marine Hall foi palco do encerramento da Temple of Shadows – 20th Anniversary Tour, do Angra. A apresentação contou com a banda argentina Azeroth como primeira atração de abertura. Em seguida, foi a vez do VIPER, que aproveitou a ocasião para gravar seu disco ao vivo e emocionou o público ao homenagear Andre Matos e Pit Passarell com uma bela performance de “The Spreading Soul”.

Formado por Fabio Lione (vocais), Rafael Bittencourt (guitarra), Felipe Andreoli (baixo), Marcelo Barbosa (guitarra) e Bruno Valverde (bateria), o Angra iniciou o show com as icônicas palhetadas de “Nothing to Say”, seguida por “Millennium Sun” e ambas as partes de “Tides of Changes”.

Destacou-se o cuidado com o aspecto visual da apresentação: o telão central exibia imagens que ilustravam cada música executada, o que conferiu um toque especial a cada canção. Vídeos retratando batalhas durante as Cruzadas — período em que se passa a narrativa do álbum — reforçaram ainda mais a imersão no espetáculo.

Com a proposta de apresentar o Temple of Shadows na íntegra, a banda abriu com “Spread Your Fire”, que imediatamente captou a empolgação da plateia, visivelmente enérgica ao longo de toda a noite — especialmente em faixas como “The Temple of Hate” e “The Shadow Hunter”.

Um dos momentos mais marcantes foi a performance de “No Pain for the Dead”. A cantora Vanessa Moreno, que participou de duas faixas do álbum Cycles of Pain, o mais recente do grupo, subiu ao palco para dividir os vocais com Lione em uma das músicas mais emblemáticas de Temple of Shadows. Para encerrar a apresentação do disco, o delicado dedilhado de Bittencourt — que também emprestou brevemente seus vocais — se uniu à voz do “mago” Lione na tocante execução de “Late Redemption”.

Membro fundador do Angra, Rafael Bittencourt aproveitou o momento para agradecer aos fãs e esclarecer o tão comentado hiato da banda que, segundo ele, foi pensado para que cada integrante pudesse descansar e se dedicar a seus projetos pessoais.

Para alegria dos fãs, o show não se limitou ao repertório do Temple of Shadows. Vanessa Moreno retornou ao palco para cantar a clássica “Rebirth” em uma performance de tirar o fôlego. Em seguida, vieram “Angels Cry”, uma versão de “No More Tears” em homenagem a Ozzy Osbourne, além de “Carry On” e “Nova Era”, que encerraram a noite com grande energia.

Com uma entrega impecável de cada integrante, o último show da Temple of Shadows – 20th Anniversary Tour foi um lembrete da força do metal nacional. Agora, resta aguardar o retorno do Angra, após um merecido período de descanso, para que seus membros voltem “renascidos”.

Confira as fotos por Daniel Dystyler:

LEIA TAMBÉM: Angra faz história com show gratuito no Dia Mundial do Rock

Tags:

Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduando em Jornalismo Cultural e de Entretenimento pelo Centro Universitário Belas Artes. Apaixonado por cultura pop e fã de hard rock e heavy metal, já assinou matérias para a Rolling Stone Brasil, Aventuras na História e Recreio. Atualmente, escreve para a Contigo! e é colaborador do Wikimetal.