Em 21 de maio de 1995, Alice in Chains lançou Facelift, o álbum de estreia da banda de Seatlle. Com produção de Dave Jerden, em colaboração com a própria banda, o disco obteve grande êxito comercial e alcançou números significativos. Facelift foi um marco na cena grunge, além de emplacar a banda ao sucesso antes mesmo de bandas como o Nirvana e Pearl Jam popularizarem o estilo pelo mundo.
Veja algumas conquistas do disco que completa 35 anos nesta quinta-feira:
Facelift era um dos 10 discos preferidos de Ozzy Osbourne
A Rolling Stone solicitou à Ozzy Osbourne, progenitor do metal e um dos seus maiores apoiadores, que enviasse uma lista com os 10 dos Melhores Álbuns, em sua opinião. Logo depois, Ozzy enviou por e-mail sua lista, nomeando Facelift com um dos melhores álbuns. Ozzy disse [via Rolling Stone]: Mais uma estreia incrível. ‘Man in the Box'”‘ é um clássico. Layne Staley era um cara adorável. É uma pena que ele não tenha conseguido superar seus demônios”.
O primeiro álbum de grunge a ganhar certificação de Disco de Ouro
Facelift foi o primeiro álbum do movimento grunge a alcançar a certificação de Disco de Ouro nos Estados Unidos. O álbum de estreia do Alice in Chains não só alcançou o disco de ouro, como também ganhou certificado dois Discos de Platina. O disco vendeu cerca de 2 milhões de cópias nos EUA, e uma soma de 3 milhões em todo o mundo. Além disso, também fez história no grunge ao ser o primeiro disco do estilo a atingir o top 50 da Billboard 50, chegando na posição 42.
Indicação ao Grammy de Melhor Performance de Hard Rock
A canção “Man in the Box” também rendeu uma indicação ao Grammys na categoria Melhor Performance de Hard Rock, em 1992. Porém, Alice in Chains perdeu o Grammy para o Van Halen com a música “For Unlawful Carnal Knowledge”.
Mudanças no nome e arte da capa
A arte da capa apresenta uma imagem distorcida e colorida do rosto do baixista original Mike Starr. O fotógrafo Rocky Schenck se reuniu para fazer o ensaio promocional da banda, onde o conceito original da capa previa a sobreposição dos rostos dos quatro membros da banda. A ideia foi descartada, sendo utilizada apenas a foto do Mike Starr, inspirada em retratos de rostos distorcidos e assustadores que o fotógrafo havia produzido anteriormente. O título do álbum também mudou, originalmente o nome seria Gash, mas a produtora recusou. E devido à arte da capa, a banda escolheu Facelift.
Álbum de estreia precedeu aniversário do vocalista Layne Staley
Lançado em 21 de Agosto de 1990, o álbum chegou na véspera do 23.º aniversário do vocalista Layne Staley. O icônico vocalista do Alice in Chains faleceu em 5 de abril de 2002, aos 34 anos, devido a uma overdose de drogas. Sua morte ocorreu em Seattle, onde ele foi encontrado em estado de decomposição duas semanas após o falecimento [via Aventuras na História].
LEIA TAMBÉM: Jerry Cantrell conta como Layne Staley o fez cantar no Alice In Chains
